Presidente do INSA vai coordenar plano de testagem em Portugal

De acordo com a informação avançada pelo Serviço Nacional de Saúde, o mandato deste grupo de trabalho tem a duração de seis meses, sendo renovável em função do progresso da operacionalização do Plano de Testagem.
A task force é integrada por um núcleo de coordenação e por entidades de apoio técnico. Além do presidente do INSA, fazem parte do grupo de trabalho elementos a indicar pelo Ministério da Saúde, pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge, pela Direção-Geral da Saúde, pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), pelo Infarmed e pelas Administrações Regionais de Saúde.
Elementos da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), da Cruz Vermelha Portuguesa e do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) vão prestar apoio técnico e logístico ao grupo recém-criado.
O objetivo desta task-force é “assegurar a definição, sob a liderança do INSA e da DGS, do plano testagem em Portugal, e a preparação, sob a liderança do INSA, com a colaboração ativa do Infarmed, da SPMS e do SUCH, do plano de gestão da reserva estratégica de testes, incluindo a armazenagem e conservação”.
Cabe a este grupo ainda a criação de “um plano de comunicação com a população sobre a testagem massiva à covid-19, tendo em vista a disponibilização de informação, de forma objetiva, clara e transparente sobre o processo”.