Presidente da Comissão Europeia quer iniciar campanha de vacinação em simultâneo

Na cimeira de líderes da União Europeia (UE) da semana passada, Ursula von der Leyen, sublinhou que “ninguém deve pensar que está a salvo, não quando mais de 3.000 europeus morrem de Covid-19 a cada dia”, mas apontou que “finalmente há boas notícias”, com o desenvolvimento de vacinas, sendo que a primeira deverá ser aprovada já no início da próxima semana.
Durante o debate no Parlamento Europeu na semana passada, também o Primeiro-Ministro, António Costa, apelou a que todos os Estados-membros da UE iniciem as campanhas de vacinação simultaneamente, para assegurar uma imunidade de grupo “à escala da UE”.
“Sugeri efetivamente que pudéssemos tentar coordenar o esforço para que arrancássemos todos no mesmo dia com o processo de vacinação. Para termos imunidade de grupo à escala da UE, não basta que um país alcance essa imunidade de grupo, é um esforço que tem de ser realizado simultaneamente em todos os Estados, e a melhor forma de todos o fazermos de uma forma coordenada é podermos arrancar todos ao mesmo tempo”, frisou o governante.