Prémio Biojam INOVAR é atribuído a estudo na área da nutrição parentérica na oncologia

Atribuído a Manuel Morgado, farmacêutico hospitalar do Centro Hospitalar da Cova da Beira, este é um prémio que, segundo o autor, “constitui um incentivo para continuar a trabalhar em projetos de investigação e a fazer mais e melhor, em particular na área de oncologia farmacêutica, uma área em que os autores apresentam um particular interesse profissional, académico e científico. Este prémio irá contribuir para sinalizar e chamar a atenção para algumas orientações práticas no âmbito da nutrição parentérica em oncologia e, para desta forma, melhor tratarmos os nossos doentes oncológicos”.
Segundo Manuel Morgado, também docente e investigador da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS-UBI) estima-se que, à luz de alguns estudos, cerca de 50% ou 80% dos doentes oncológicos apresentem um quadro de desnutrição. “É essencial dispor de algumas orientações que possam ser aplicadas de forma precoce e eficaz na prática clínica dos profissionais de saúde que fazem parte da equipa multidisciplinar envolvida na prescrição e monitorização da nutrição parentérica do doente oncológico”, acrescenta.
O estudo constitui uma revisão de diversos conhecimentos e orientações que são importantes para o farmacêutico hospitalar e para o tratamento e acompanhamento de doentes oncológicos que necessitam de intervenção clínica assistida, em particular, de nutrição parentérica. Uma vez avaliado o doente oncológico e a nutrição parentérica ser estabelecida, esta deve ser monitorizada com frequência.
Este foi um projeto que contou com o apoio de Fátima Roque, Professora da Escola Superior de Saúde do Intitulo Politécnico da Guarda e Cecília Mariano, especialista em farmácia hospitalar no Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia, da Unidade Local de Saúde da Guarda.
Para Carlos Monteiro, CEO da Biojam Holding Group, “a criação do Prémio Biojam Inovar foi e é mais um contributo que queremos dar à investigação, publicação e divulgação de trabalhos científicos em algumas áreas e sempre com a gestão científica e de seleção de artigos por parte das Sociedades Médicas das especialidades onde se inserem esses prémios”.