Vacina contra a Covid-19

Portugal recebeu hoje mais de 79 mil doses da vacina da Pfizer

Esta madrugada chegou a Portugal um novo lote mais 79.950 doses da vacina Pfizer-BioNTech. A informação foi confirmada pela Ministra da Saúde, Marta Temido.

Esta manhã, após reunião com a Task Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19, Marta Temido acrescentou que está prevista ainda a entrega de “8.400 doses da vacina da Moderna ainda esta semana”, ainda que não exista uma data confirmada, destinadas a “profissionais de saúde prioritários de hospitais privados que têm colaboração com o Serviço Nacional de Saúde no tratamento e nas respostas a doentes Covid”.

A ministra referiu ainda, aos jornalistas, que está prevista para o dia 25 de janeiro, uma segunda entrega da nova vacina, que se junta à da Pfizer-BioNTech na campanha de vacinação.

Marta Temido aproveitou a oportunidade para fazer um balanço do processo de vacinação, no qual revelou que até ao final do dia de sexta-feira tinham sido “vacinadas 74.099 pessoas, entre profissionais do Serviço Nacional de Saúde, profissionais do hospital das forças armadas, profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica e profissionais e residentes em estruturas residenciais para idosos e unidades de cuidados continuados”.

Segundo a Ministra, citada pela página oficial do Serviço Nacional de Saúde, o país recebeu “159.900 vacinas Pfizer entre os dias 26 de dezembro e 04 de janeiro”, das quais cerca de 140.400 ficaram no continente – sendo que 67.160 foram distribuídas e 73.240 foram reservadas – e 19.500 seguiram para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Marta Temido lembrou que continua a ser feito o “trabalho de identificação de pessoas que, em função da sua idade e comorbidades irão ser vacinadas ainda nesta primeira fase (…) e também a preparação daquilo que poderão vir a ser centros de vacinação”, sublinhando que a primeira fase do plano de vacinação deverá estar concluída em fevereiro.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock