Portugal disponibiliza vacinas contra a Covid-19 a Cabo Verde e medicamentos para a Índia

O lote de vacinas, acompanhado do material necessário para viabilizar a sua administração – seringas e agulhas, entre outros –, chegou à Cidade da Praia no dia 14 de maio.
Esta ação resultou do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões, I.P., e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED).
Por outro lado, e no âmbito do sistema europeu de proteção civil - Emergency Response Coordination Centre (ERCC), o Governo português, numa ação conjunta entre a DGS, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, INFARMED e Ministério dos Negócios Estrangeiros, foram doados cerca de 5500 frascos de medicamento Veklury® (Remdesivir), que poderá permitir o tratamento de doentes internados por pneumonia por SARS-CoV-2 e hipoxemia (nível baixo de oxigénio) confirmada, à Índia.
Esta iniciativa surge em resposta ao pedido de ajuda do governo indiano que solicitou a ativação do mecanismo europeu de proteção civil para fazer face à situação pandémica grave que está a atravessar.