MulherEndo espera conseguir maior apoio do Governo

Portugal com presença pioneira em reunião no Parlamento Europeu sobre Endometriose

Portugal, representado pela associação MulherEndo, marcou presença na discussão sobre Endometriose que decorreu, 5 de março, no Parlamento Europeu. A presidente da Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose falou da realidade portuguesa da doença que afeta, atualmente, 350 mil mulheres. Susana Fonseca espera o maior envolvimento do novo Governo na criação de uma estratégia eficaz de apoio às doentes de endomentiose. Criar um modelo para uma Estratégia Europeia para a Endometriose foi uma das metas traçadas no encontro.

Decorreu esta terça-feira, dia 5 de março, uma reunião no Parlamento Europeu com a presença de alguns deputados e de várias Associações representantes de doentes da Europa.

O convite de Bruxelas para participar no evento feito à MulherEndo — Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, decorre do reconhecimento do trabalho ativo e de relevo que a Associação tem vindo a desenvolver em Portugal. 

Susana Fonseca, fundadora e presidente da direção da MulherEndo, foi convidada a discursas no evento para partilhar a experiência recente junto do Parlamento português, através da Petição Pública que a Associação entregou, em 2022, e que deu origem à instituição do Dia Nacional da Endometriose e Adenomiose e a uma recomendação ao governo para a criação de um grupo de trabalho sobre as patologias, que, até ao momento, não teve qualquer desenvolvimento. 

“Acreditamos que este envolvimento do Parlamento Europeu poderá ajudar-nos a conseguir que o Governo português demonstre maior interesse e participação na criação de uma estratégia efetiva e necessária de apoio às cerca de 350 mil mulheres que sofrem de Endometriose em Portugal. Esta reunião permitiu-nos criar laços e unir esforços com diversas Associações congéneres de outros países. Deste envolvimento conjunto sairá um modelo para uma Estratégia Europeia para a Endometriose a ser apresentada ao Parlamento Europeu.”, avança Susana Fonseca. 

 
Fonte: 
MulherEndo — Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
MulherEndo — Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose