Podcast discute o estado dos cuidados de saúde para doentes renais em Portugal

Para Francisco Ramos, “quem vive com doença renal crónica (DRC) em Portugal, tem, neste momento, um país muito bom para viver, um SNS que os acolhe e associações que representam bem os seus direitos, havendo razões para confiar nos cuidados de saúde portugueses.”
No entanto, defende que existem melhorias possíveis a implementar, como o alargamento da oferta pública de cuidados de hemodiálise, uma vez que, atualmente, cerca de 90% dos tratamentos são realizados em unidades privadas, enquanto apenas 10% são prestados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Outro dos temas abordados é o preço compreensivo, o valor pago pelo Estado que cobre, além do tratamento de hemodiálise, todos os cuidados, exames e consultas associadas à DRC, que não é revisto desde 2011. O especialista destaca que, embora o modelo atual garanta eficiência, sustentabilidade e poupança ao SNS, é necessário atualizar este valor e, eventualmente, incluir outros cuidados.
Francisco Ramos sublinha ainda como áreas prioritárias a necessidade de reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce da DRC, bem como a integração dos cuidados de saúde, de forma a garantir uma abordagem mais cómoda e integrada para os doentes.
O podcast “À conversa sobre Diálise” comemora o 40.º aniversário da ANADIAL, tendo como objetivo abordar a evolução do tratamento da doença renal crónica ao longo das últimas quatro décadas. Convida mensalmente um especialista para debater temas relevantes para doentes renais, profissionais de saúde e o público em geral.
O novo episódio já está disponível no YouTube e Spotify.