Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

plural+udifar traça novas metas de sustentabilidade ambiental para 2030

A plural+udifar, grossista no circuito do medicamento, no âmbito da sua política de responsabilidade social, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao estabelecer novas metas a longo prazo, com o objetivo de orientar e impulsionar ações nessa área. A empresa prossegue assim a ambição de ser cada vez mais sustentável e amiga do ambiente, continuando a investir em soluções inovadoras, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos.

As novas metas para 2030 são um pilar fundamental da estratégia Ambiental, Social e de Governança para a plural+udifar. Os objetivos ambientais da empresa estão alinhados com as áreas de ação climática e resiliência e o cronograma da agenda 2030 fará com que esteja alinhada e ajude a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Segundo o Presidente do Conselho de Administração, Miguel Silvestre, “o nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais e o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável vai resultar de um trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. A plural+udifar quer continuar a trabalhar diariamente da forma mais ecológica possível e compromete-se a alcançar novas metas e objetivos para ser cada vez mais verde e para contribuir fortemente para a preservação do meio ambiente. Atitudes Simples, Grandes Mudanças!”.

A monitorização das ações vai permitir que, todos os anos, se estabeleçam novos objetivos de desempenho e se implementem medidas de melhoria. A concretização e o compromisso com a sustentabilidade ambiental, nomeadamente com o uso responsável de recursos naturais, emissões e resíduos são assegurados em ciclos anuais de planeamento, implementação, verificação e revisão da estratégia.

No ano de 2020, a plural+udifar alcançou vários objetivos como a produção de energia verde para autoconsumo, redução das emissões de CO2 através da aquisição de novas viaturas elétricas, adesão à documentação eletrónica e recolha e reciclagem dos resíduos resultantes da sua atividade.

Cerca de 1/4 da energia consumida foi produzida pelos 850 painéis fotovoltaicos, fonte de energia verde, instalados na cobertura do edifício sede da plural+udifar em Coimbra.

Em 55.500 kms percorridos pelas viaturas de transporte de medicamentos 100% elétricas obteve-se uma redução de 6.216 kg na emissão de CO2.

Foram recolhidos e encaminhados para a reciclagem cerca de 163 545 kg de plástico e cartão resultantes da sua atividade em todas as plataformas de norte a sul do país. As instalações da plural+udifar estão equipadas com separadores de resíduos em todos os locais e os colaboradores estão muito sensibilizados para a sua utilização.

Por outro lado, cerca de 257m3 de água utilizada na rega das plantas e árvores plantadas no espaço exterior do edifício sede em Coimbra é proveniente das águas retidas na Bacia de Retenção de Águas Pluviais. Este aproveitamento das águas pluviais constitui uma medida de enorme alcance, uma vez que reduz significativamente a utilização de água potável e da rede pública.

A empresa implementou, ainda, junto das Farmácias, uma campanha de adesão à documentação eletrónica que tem como objetivo a redução do papel.

 

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock