Plataforma NAU junta-se ao apelo do IPST para reforço da reserva nacional de sangue
O curso está disponível para todos os cidadãos na Plataforma NAU, com um particular interesse para que chegue aos potenciais candidatos à dádiva de sangue, que são os indivíduos de idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. A inscrição no curso é gratuita e pode ser feita no site https://nau.edu.pt/.
A formação pretende responder às questões e dúvidas que surgem nas pessoas e que constituem, na maioria das vezes, um entrave à dádiva de sangue. Alguns exemplos dessas questões são: todas as pessoas podem dar sangue? Quais as condições para o fazer? Quais os seus direitos e deveres enquanto dador de sangue? Porque não podem dar sangue quando tomam antibióticos? Desta forma, o IPST pretende sensibilizar os potenciais candidatos à dádiva de sangue, sublinhando os critérios de segurança que devem ser assegurados e os fatores que podem impedir dar sangue, evitando deslocações desnecessárias e, acima de tudo, contribuir para uma resposta mais eficaz por parte dos serviços de sangue.
O curso tem uma carga total de três horas e permite que cada utilizador o possa completar ao seu ritmo, fazendo a gestão do seu tempo de forma autónoma e flexível, desde a data de início até à data de fim do curso. Ao realizar este curso, o utilizador irá conhecer quais os critérios de elegibilidade para ser dador de sangue, os principais cuidados a ter antes e após a dádiva, as principais situações que impedem a dádiva, os direitos e deveres dos dadores de sangue, os comportamentos com risco acrescido para infeções transmissíveis pelo sangue e o significado e importância do “período de janela”.
A plataforma NAU é um projeto pioneiro em Portugal dedicado ao ensino e formação online à distância para grandes audiências, dinamizado pela Unidade da Computação Científica (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É uma plataforma de MOOC (Massive Open Online Courses) com conteúdos gratuitos e lecionados exclusivamente em português, promovidos em conjunto com entidades de relevo dos sectores público, ensino superior e privado, disponíveis no site https://nau.edu.pt/.
Lançada em 2019, a plataforma procura incentivar a requalificação, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento pessoal dos portugueses, enquanto contribui de forma significativa para a promoção da língua portuguesa como veículo de transmissão de conhecimento. Num contexto online, e através de um conjunto de serviços digitais partilhados que visam apoiar o desenvolvimento do ensino e da ciência em Portugal, a NAU conta atualmente com mais de 140.000 registos de utilizadores e mais de 270.000 inscrições nas cerca de 90 edições de cursos já disponibilizadas.