Curso organizado em 4 módulos

Plataforma NAU e Universidade do Porto promovem alimentação saudável de crianças e jovens

Dar a conhecer e incentivar uma alimentação saudável para crianças e jovens e reforçar a importância da envolvência familiar neste âmbito são os objetivos de “Comer Bem na Escola e em Família”. Este curso é promovido pela Plataforma NAU da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (através da unidade FCCN) e pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Planeado e desenvolvido por uma equipa de nutricionistas para apoiar familiares e cuidadores de crianças, o curso integra componentes teóricas e práticas, desde a escolha dos alimentos atá à confeção e consumo. Permite compreender e implementar estratégias para melhorar a alimentação dos mais jovens e contornar os habituais obstáculos que surgem nestas idades. 

O curso está organizado em quatro módulos – Alimentação saudável nos primeiros anos de vida; A alimentação em família e na escola; Como educar as crianças para uma alimentação saudável; Como implementar as recomendações para uma alimentação saudável em crianças: estratégias práticas. É composto por 20 vídeo-aulas, cada uma com cinco a sete minutos de duração. Cada módulo termina com um teste de avaliação que abrange os conteúdos abordados.

As inscrições encontram-se a decorrer até 31 de dezembro, estando disponíveis na respetiva página do curso.

No âmbito do Plano Nacional de Saúde, a Direção-Geral da Saúde definiu enquanto prioridade a redução o consumo de alimentos não saudáveis em pelo menos 15% até 2030. Sendo os primeiros anos de vida fundamentais para estabelecer os hábitos alimentares de uma criança, esta formação pretende promover da implementação de estratégias práticas que facilitem a adoção das recomendações alimentares desde o momento da gestação até à adolescência.

A plataforma NAU é um projeto pioneiro em Portugal dedicado ao ensino e formação online, reconhecido pela sua versatilidade na adequação de temáticas dirigidas a grupos alargados, como a nichos mais específicos, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através da unidade FCCN. Consiste numa plataforma de MOOC com conteúdos gratuitos e lecionados maioritariamente em português, promovidos em conjunto com entidades de relevo dos sectores público, ensino superior e privado, disponíveis no site https://nau.edu.pt/.

Lançada em 2019, a NAU procura incentivar a requalificação, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento pessoal dos portugueses, enquanto contribui de forma significativa para a promoção da língua portuguesa como veículo de transmissão de conhecimento.

Num contexto online e através de um conjunto de serviços digitais partilhados, que visam apoiar o desenvolvimento do ensino e da ciência em Portugal, a NAU conta com mais de 205 mil utilizadores e mais de 460.000 inscrições nas cerca de 275 edições dos mais de 130 cursos já disponibilizadas. Atualmente, estão disponíveis cursos de acesso aberto em parceria com mais de 45 entidades de referência nacional.

O financiamento inicial do projeto NAU, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e do Programa Operacional Comunitário COMPETE 2020, no âmbito do Quadro Portugal 2020, com o número de projeto 02/SAMA2020/2016, foi reforçado com financiamento proveniente do Fundo Social Europeu no âmbito do Programa Competitividade e Internacionalização para a concretização do projeto FAN – Ferramentas Avançadas NAU, com o número de projeto POCI-05-5762-FSE-000266.

Este projeto consiste na futura disponibilização de ferramentas, serviços e documentação para a plataforma NAU, nomeadamente ferramentas de avaliação online; inclusão de um chatbot de inteligência artificial; disponibilização de uma ferramenta anti-plágio; certificados mais robustos do ponto de vista de segurança; integração de ferramentas de colaboração via LTI (Learning Tools Interoperability); a possibilidade de acesso pelas entidades promotoras dos cursos a ferramentas de reporting e analítica mais complexas; possibilidade de limitar as inscrições em cursos através de processos de autenticação exclusivos; e a possibilidade de ter instâncias privadas de formação.

Fonte: 
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (através da unidade FCCN)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock