Cancro Sem Mitos: iniciativa pretende desmistificar temas relacionados com a doença

Pfizer Portugal lança projeto de literacia em saúde na área da oncologia

O cancro tem um grande impacto na vida da pessoa com doença, na dos que a rodeiam, e na sociedade. Estas doenças têm registado um aumento significativo, quer na prevalência, quer na incidência, sendo atualmente a segunda causa de morte em Portugal.

Consciente do valor do conhecimento e de uma boa literacia em saúde, a Pfizer Portugal criou a iniciativa “Cancro Sem Mitos”, um projeto que pretende abordar este tema, que é muitas vezes complexo e acompanhado de desinformação. Falar de Cancro Sem Mitos é essencial para sensibilizar para a sua prevalência, diagnóstico e principais características.

Assim, ao longo de uma série de episódios, Médicos especialistas irão abordar alguns tipos de cancro e esclarecer os principais mitos que rodeiam estas condições. Estes vídeos desenvolvidos pela Pfizer Portugal, em colaboração com Médicos especialistas em cada área terapêutica, têm como objetivo clarificar dúvidas em torno do cancro, pelo olhar do doente, na voz do especialista.

No primeiro episódio será abordado o Cancro da Mama Hereditário, associado a alterações genéticas herdadas de pais para filhos, e que representa cerca de 10% do número de cancros da mama.

Para além do Cancro da Mama Hereditário, este projeto irá focar também o Cancro da Mama Metastático, o Mieloma Múltiplo, a Gamapatia Monoclonal de Significado Indeterminado (MGUS), o Cancro da Próstata e o Cancro do Pulmão.

“Na Pfizer, acreditamos que a educação em saúde é um pilar fundamental para o desenvolvimento e crescimento de uma Sociedade mais saudável e com melhores condições de vida. Com estes valores bem presentes no nosso ADN, lançamos mais uma iniciativa que pretende abordar temas, que embora sensíveis e complexos, podem ser desmistificados com o apoio de especialistas em saúde. Esperamos assim contribuir para uma maior literacia em saúde nesta área”, afirma Susana Castro Marques, Diretora Médica da Pfizer Portugal.

Este projeto encontra-se disponível através das redes sociais da Pfizer Portugal, no Youtube, Facebook e LinkedIn.

Fonte: 
Pfizer Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock