Pfizer lança projeto de literacia em saúde para desmistificar a vacinação
Nos últimos 2 anos as nossas vidas sofreram muitas alterações provocadas pelo impacto da pandemia de COVID-19 no mundo. Ao longo do tempo, todos fomos procurando respostas às nossas questões através de vários meios: a internet, a televisão, a rádio, a imprensa. Contudo, pelo elevado volume de informação e por ser uma situação completamente atípica e nova para o mundo, muitas vezes torna-se difícil identificar informação confiável.
Com o desenvolvimento das vacinas contra a COVID-19, e com o decorrer do processo de vacinação, já em vigor, estas dúvidas intensificaram-se. Foi esse o motivo que levou a Pfizer Portugal a lançar o projeto de literacia em saúde ‘Mitos e Factos na Vacinação’, com o objetivo de ajudar na desmistificação de algumas das dúvidas mais comuns de todos nós.
Em diversos episódios, são dadas respostas simples, a questões como: “As vacinas provocam magnetismo?” e “As vacinas contra a COVID-19 provocam casos graves de miocardite e pericardite?”.
“Pretendemos que os vídeos sejam práticos e de fácil visualização, e por isso os dados e os factos são apresentados através de muitos grafismos e animações. Mas o aspeto mais importante para a Pfizer é que a informação seja de fonte credível, atual e isenta, e por isso citamos entidades como o Ministério da Saúde, a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Pública e o Infarmed”, refere Susana Castro Marques, Diretora Médica da Pfizer Portugal.
Os episódios de ‘Mitos e Factos na Vacinação’ estão disponíveis nas plataformas sociais da Pfizer Portugal.