6.ª Expedição Radical APDP/NJA

Pessoas com diabetes tipo 1 exploram serras do distrito de Coimbra

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) realiza nos próximos dias 10 a 12 de junho a 6.ª edição da Expedição Radical. Esta edição apresenta um programa que envolve Trekking na Serra da Lousã, atravessar a Via Ferrata da Serra das Talhadas e uma atividade de espeleologia na Gruta do Soprador do Carvalho, tendo como objetivo educar para o tratamento da diabetes em contexto de exercício físico e estimular a solidariedade entre pares.

Esta aventura junta um grupo de pessoas com diabetes tipo 1, profissionais de saúde da APDP e uma equipa de guias de montanha credenciados da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, de forma a garantir a segurança e bem-estar de todos os participantes.

“Os anos passam, mas o nosso compromisso para com a educação para a diabetes não desaparece. Iniciativas como esta são cruciais para mostrar a importância que o desporto pode ter no tratamento da diabetes, mas também para desfazer mitos. Isto torna-se especialmente relevante quando falamos de pessoas que têm o desafio acrescido de integrar a diabetes na sua vida familiar e profissional.”, explica José Manuel Boavida, presidente da APDP.

“Programas como este, que obrigam a uma otimização da autogestão da diabetes e ao apoio entre pares, têm sido reconhecidos como altamente importantes por todo o mundo. A verdade é que educar para o tratamento da diabetes em contexto de exercício físico é essencial para a promoção de uma vida saudável e a observação das experiências de outras pessoas com diabetes pode, de certa forma, ajudar a ultrapassar as dificuldades da doença.”, defende Alexandra Costa, coordenadora do Núcleo Jovem da APDP.

Desde o seu lançamento, em 2017, as Expedições APDP já contaram com cerca de 130 participantes. Além de aumentarem a autoconfiança nas decisões terapêuticas de quem vive com diabetes, contribuindo para uma melhor aceitação da mesma, têm como objetivo promover a melhoria do autocuidado com benefícios clínicos e psicológicos.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock