Peritos revelam como tornar realidade o acesso à inovação em Portugal
O relatório da PHSSR, uma colaboração global entre organizações académicas, não-governamentais, de ciências da vida, saúde e empresas, criada em 2020 pela London School of Economics, pelo Fórum Económico Mundial e pela AstraZeneca, contou, em Portugal, com a coordenação de Mónica Oliveira, do Instituto Superior Técnico, e Aida Isabel Tavares, do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa, que vão marcar presença neste debate, tendo a seu cargo a apresentação das Recomendações PHSSR sobre Investigação Clínica e Acesso à Inovação.
Susana Correia, vice-presidente da Comissão de Saúde; Catarina Resende Oliveira, presidente da Direção da AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica; Heitor Costa, Diretor de Assuntos Institucionais de Inovação da APIFARMA e Rui Santos Ivo, presidente do Conselho Diretivo do INFARMED (a confirmar) tomarão a palavra para discutir as melhores formas de implementar, na prática, medidas que são unânimes entre os especialistas envolvidos para facilitar o acesso à inovação em Portugal.
As 43 recomendações para um sistema de saúde português mais sustentável e resiliente, em sete domínios, que resultaram de um consenso alargado de 37 peritos, podem ser consultadas aqui. O relatório, na sua totalidade, poderá ser consultado aqui. Para mais informações sobre a PHSSR: https://www.phssr.org/home