Palhaços d'Opital apresentam novo projeto
O evento conta com a presença de Carlos Martins, Presidente do Conselho de Administração da ULS Santa Maria, Isabel Rosado, Fundadora e Presidente da Palhaços d'Opital.
A Palhaços d’Opital nasceu em 2013 e foi pioneira na Europa a levar o trabalho e missão dos Palhaços d’Opital a Adultos, com foco nos Idosos, em ambiente hospitalar, com visitas semanais e regulares a 8 Hospitais Parceiros.
Com o crescente envelhecimento da população portuguesa, os internamentos sociais são cada vez em maior número (em março de 2024 representavam 11,1% do total de internamentos nos hospitais públicos). Os idosos não só representam o maior número de internamentos inapropriados (76%), como também ficam mais dias internados, após alta médica, o que naturalmente representa uma sobrecarga de toda a estrutura, com as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e o Norte com maior número de internamentos inapropriados.
"Sabemos também que 9 em cada 10 idosos portugueses experienciam algum nível de solidão, algo que a Palhaços d’Opital tem vindo a tentar mitigar através do seu trabalho nos hospitais e que representa um fator de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade", pode ler-se em comunicado.