PACTOR lança “Manual de Terapia Familiar”

O Manual de Terapia Familiar situa-se no ponto de equilíbrio entre a prática clínica e a investigação, tendo como base o conceito de que de que indivíduos são inseparáveis das suas relações, pelo que só se percebe a produção individual tendo em conta o contexto em que tem lugar.
Este livro é marcado pela diversidade da natureza dos conteúdos, procurando um equilíbrio entre as dimensões teórica e prática, privilegiando uma combinação entre as leituras académicas e interventivas. O manual propõe que os modelos teóricos de terapia familiar devem ser usados sem dogmatismo e revisitados em continuidade, enriquecendo a compreensão e a conceptualização dos casos clínicos.
Este manual consiste em 19 capítulos estruturados em três partes: teoria; avaliação; e intervenção familiar. Foi pensado como uma ferramenta essencial para psicólogos, terapeutas familiares, estudantes de psicologia e outros profissionais que trabalhem na área da família, saúde, acolhimento familiar, etc.
O documento será apresentado por Isabel Leal no fim do debate PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA TERAPIA FAMILIAR que decorre no dia 18 de março, às 18h30, no El Corte Inglès, e conta com a participação dos especialistas, Ana Gomes, Daniel Sampaio e Jorge Gato.