Minissérie sensibiliza para a Osteoporose

Ossosfortes.pt estreia “Anti-Quebras” no Dia Mundial da Osteoporose

A plataforma Ossos Fortes assinalou o Dia Mundial da Osteoporose, através de uma ação conjunta entre associações de doentes e sociedades médicas com participação ativa na área das doenças reumáticas, com o apoio da Amgen Biofarmacêutica. Trata-se da estreia da minissérie “Anti-Quebras” que promete, com os seus quatro episódios, abordar a osteoporose de diferentes perspetivas com o intuito de alertar e sensibilizar para a doença e para cuidados a ter. Com uma duração aproximada de cinco minutos, cada episódio já disponível em Ossosfortes.pt, tem o objetivo de alertar e informar a população portuguesa para a osteoporose, a sua prevalência no país e impacto nos doentes, cuidadores e sociedade em geral, motivando à sua prevenção, adaptação de locais interiores e exteriores para evitar fraturas ou reincidências de fraturas e requisição de alguns apoios disponíveis para cuidadores informais dos que sofrem desta doença.

Com a participação de Andréa Marques e Georgina Pimentel, enfermeiras no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e representantes da Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSREUMA), associação parceira da iniciativa, esta minissérie retrata diferentes e interessantes perspetivas de quem já sofreu ou pode vir a sofrer de osteoporose e de quem a trata.

O primeiro episódio sugere adaptações a fazer na casa tradicional portuguesa, ao destacar os principais obstáculos que se revelam potenciais facilitadores de queda e subsequente fratura osteoporótica e que para a maioria das pessoas são inofensivos. O segundo episódio mostra importantes adaptações a assegurar nas ruas portuguesas para uma melhor acessibilidade pelas pessoas que maior fator de risco osteoporótico têm. Numa ótica de prevenção e garantia da segurança dos transeuntes, as entidades públicas, como as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia do país, poderiam implementar estas pequenas adaptações. O terceiro episódio, que conta com a presença de uma testemunha que já sofreu uma fratura do antebraço, ao escorrer num degrau com piso molhado, apresenta um apartamento ajustado às necessidades do doente para prevenir novas ocorrências ou reincidências. Esta minissérie encerra com um episódio dedicado à apresentação dos apoios sociais a que os cuidadores informais de doentes com osteoporose podem ter acesso assim os requeiram.

Perante um país cada vez mais envelhecido, onde se estima que meio milhão de portugueses são afetados pela osteoporose e se contabilizam 50 mil fraturas osteoporóticas por ano em Portugal, alertar e sensibilizar não só para os cuidados a ter como para a prevenção é fundamental, nomeadamente junto da população do sexo feminino com mais de 50 anos e após a menopausa, mais vulnerável a sofrer uma fratura osteoporótica.

A plataforma Ossosfortes.pt, é o website onde se encontra disponível a minissérie “Anti-Quebras”, iniciativa da Associação Portuguesa de Profissionais de saúde em reumatologia (APPSREUMA), com a colaboração de parceiros como a Associação Nacional contra a Osteoporose (APOROS), da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), da Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas (LPCDR), da Associação Portuguesa de Osteoporose (APO) e da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM), e com o apoio da Amgen Biofarmacêutica.

Fonte: 
Amgen Biofarmacêutica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Amgen Biofarmacêutica