Ordem dos Nutricionistas promove curso sobre a alimentação escolar em tempos de Covid-19
A escola assume um papel fundamental na saúde e alimentação das crianças, inclusivamente durante os períodos de confinamento social nos quais, mesmo que existam alterações no funcionamento dos estabelecimentos de ensino, devem continuar a assegurar o equilíbrio e a segurança das refeições, evitando o agravamento de situações de insegurança alimentar entre os mais novos.
Já em agosto de 2020, a Ordem dos Nutricionistas publicou o guia orientador “Alimentação escolar em tempos de Covid-19”, no qual incluiu diretrizes para diminuir o risco de contágio e, também, para assegurar o fornecimento de refeições adequadas a todas as crianças. As medidas elencadas foram, à data, apresentadas ao Ministério da Educação para que fossem incluídas num plano governamental da alimentação escolar.
“A alimentação escolar tem de estar na agenda, especialmente agora, em contexto pandémico, em que se estima que um em cada três portugueses tenha sentido preocupação ou incerteza quanto ao acesso aos alimentos por dificuldades económicas. Temos de garantir a melhor alimentação às nossas crianças e os nutricionistas devem estar envolvidos nesse processo”, reforça Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
A estrear a formação às 14h30, o módulo “Alimentação Escolar em Portugal” vai ser ministrado por Rui Matias Lima, nutricionista da Direção-Geral da Educação. Segue-se, com a orientação de Catarina Solnado, nutricionista da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o tema “A Pandemia Covid-19 e Implicações na Garantia do Fornecimento das Refeições Escolares”.
O terceiro módulo debate as estratégias necessárias para garantir o fornecimento e a distribuição de refeições escolares, e vai juntar um painel de nutricionistas composto por Isa Viana, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Sofia Sousa Silva, do Colégio Novo da Maia e Raquel Ferreira, da Câmara Municipal de Sintra. A finalizar o curso, Óscar Cerqueira, nutricionista do Agrupamento de Centros de Saúde do Douro, vai abordar a “Educação Alimentar e Ações de Sensibilização para a Comunidade Escolar”.
O curso é dirigido exclusivamente a membros da Ordem dos Nutricionistas, para lhes fornecer recomendações no processo de fornecimento de refeições escolares, bem como no que diz respeito a atividades para promoção da educação alimentar. Os nutricionistas interessados deverão inscrever-se até ao dia 19 de março.
Recorde-se que existem apenas dois nutricionistas no Ministério da Educação, um número que, por ser manifestamente insuficiente, levou à inclusão, no Orçamento do Estado de 2020 da previsão da contratação de 15 nutricionistas. Até ao momento, apesar das diligências da Ordem dos Nutricionistas junto do Ministério da Educação, o concurso de reforço destes profissionais nas escolas ainda não avançou.