Ordem dos Médicos promove debate sobre Medicina Geral e Familiar
O debate conta com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, da presidente do Colégio de MGF, Paula Broeiro, José Luís Biscaia, Médico de MGF, e de Rubina Correia, Diretora da clínica ULS Algarve, e Rui Macedo, Diretor clínico ULS de Braga, ambos Médicos de MGF.
O encontro vai ser conduzido pela médica Sofia Couto da Rocha.
Os cuidados de saúde primários (CSP) são o garante do acesso nos sistemas de saúde. Nos próximos cinco anos, 45% dos médicos de família atingirá a idade da reforma, colocando ainda maior pressão no SNS, um sistema com falta de planeamento e que não tem valorizado adequadamente a resposta da Medicina Geral e Familiar.
Com a anunciada reforma das Unidades Locais de Saúde, qual o papel dos CSP no sistema de saúde? Estará a função do médico de família salvaguardada nas ULS ou irá esta reforma condicionar a autonomia médica e a qualidade técnico-científica atingida nos últimos anos? Serão estas as medidas necessárias para atrair mais médicos de família e resolver o problema de todos os utentes? Ou há outro caminho para a Medicina Geral e Familiar?
A sessão poder ser acompanhada em https://www.youtube.com/@ordemdosmedicos1938.