Prémio de Gestão dos Serviços de Saúde

Ordem dos Médicos distingue Miguel Sousa Neves

A Ordem dos Médicos (OM) distingue em 2022 o oftalmologista Miguel Sousa Neves que teve uma carreira sempre ligada à gestão dos serviços Saúde em Portugal, área que conciliou com a ativa prática clínica.

A 9ª distinção de Mérito atribuída pela OM, através da Direção da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde, será entregue durante uma cerimónia que hoje tem lugar, dia 9 de novembro, pelas 19 horas, no Auditório Miller Guerra, na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa. O encerramento da cerimónia contará com as intervenções do bastonário, Miguel Guimarães, e do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

“É notória a capacidade de liderança, inovação e gestão de projetos de Miguel Sousa Neves, bem como a sua luta pela qualidade da gestão dos serviços de saúde,” descreve o bastonário da Ordem dos Médicos. “O desempenho destas funções deve estar a cargo dos médicos com bons conhecimentos de gestão. Para exercer a função de gestor dentro da área da saúde, é necessário ter mais que formação em administração e um pensamento empreendedor. Consequentemente, os médicos com experiência em gestão, têm o potencial de gerar melhores resultados. Isto porque, simplesmente, entendem como funciona a prática médica e, consequentemente, quais são as principais necessidades dos serviços, dos doentes e as melhores soluções para um determinado cenário”, reforça Miguel Guimarães.

Miguel Sousa Neves nasceu em 1959 no Zimbabué e veio para Portugal aos 18 anos estudar medicina. Licenciou-se em 1984 e fez o internato geral no Zimbabué. Viveu depois em Inglaterra tendo-se especializado em Oftalmologia em 1990 pelo Colégio Real de Oftalmologistas do Reino Unido. É pós-graduado em Direção de Unidades de Saúde e Mestre em Gestão de Serviços de Saúde e doutorado na área de Estudos Avançados em Políticas Públicas. É professor convidado de Governança Clínica no Executive Masters em Gestão de Saúde no ISCTE-IUL e consultor Clínico da ADSE.

Foi membro da Comissão de Idoneidades do Internato Complementar, da Comissão de Acompanhamento do Serviço Nacional de Saúde e da Competência em Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos. Nesta última exerceu o cargo de presidente da direção (2018-2020). Fundou com colegas a Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde, sendo presidente da direção há vários anos. É ainda fundador e diretor da Revista Portuguesa de Gestão & Saúde.

O nome de Miguel Sousa Neves, neste Prémio de Gestão dos Serviços de Saúde, junta-se ao de outros médicos como Luís Portela, Manuel Antunes, Eduardo Barroso, Sobrinho Simões, José Guimarães dos Santos, Germano de Sousa, Vítor Ramos e Carlos Freire de Oliveira.

Fonte: 
Ordem dos Médicos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves