Dispositivo tecnológico de assistência à leitura

OrCam Technologies vence prémio Best Innovation no CES 2021 com OrCam Read

A OrCam Technologies foi distinguida com um prémio Best of Innovation no CES 2021 Innovation Awards, na categoria de Acessibilidade, pelo OrCam Read, o dispositivo de leitura baseada em Inteligência Artificial. O anúncio foi feito em antecipação do International Consumer Eletronics Show (CES) 2021, o evento que terá a sua primeira edição totalmente digital, e ocorrerá entre 11 e 14 de janeiro de 2021.

O programa CES Innovation Awards, é detido e produzido pela associação Consumer Technology (CTA) e é uma competição anual que pretende distinguir design e engenharia de excelência em produtos de tecnologia de consumo, divididos em 28 categorias. O painel de juízes é constituído por membros dos media, designers, engenheiros e mais, sendo os produtos avaliados com base na inovação, engenharia, funcionalidade, estética e design.

Sendo um dos 19 produtos distinguidos com este prémio, o OrCam Read representa uma nova classe de dispositivos tecnológicos de assistência à leitura para auxiliar pessoas com dificuldades na leitura, como dislexia, perda de visão moderada a baixa, fadiga de leitura ou pessoas que leem grandes volumes de texto.

O OrCam Read já está disponível em Portugal e em português, bem como em múltiplos países e tem a capacidade de ler todas as principais línguas europeias. Utilizando tecnologia baseada em inteligência artificial, o leitor portátil lê e captura em tempo real, texto de qualquer superfície ou ecrã digital. Ao apontar para o texto são ativados dois lasers-guia que fornecem ao utilizador duas opções de leitura: ler tudo ou escolher onde começar a ler. A solução wireless dá ao utilizador feedback áudio instantâneo dos jornais, livros, ecrãs de smartphone, etiquetas, entre outros.

“A OrCam investiu mais de uma década nos esforços de R&D de modo a tornarmo-nos pioneiros nos mais avançados dispositivos que convertem texto para discurso, criando uma plataforma de tecnologia de assistência. Esta inovação utiliza a visão computorizada de IA e machine learning inicialmente aplicada no wearable OrCam MyEye para pessoas cegas,” afirma Fabio Rodriguez, country manager de Portugal e Espanha. “Continuaremos a desenvolver o nosso portfólio de soluções pessoais baseadas em inteligência artificial, já que a nossa missão é dar maior independência no dia-a-dia para pessoas com um leque de desafios, sejam eles no processamento de linguagem, na visão ou na audição.”

A OrCam também foi reconhecida com o Best Innovation Award no CES 2020, pelo OrCam Hear, cujo lançamento está para breve. Este dispositivo é o primeiro aparelho de inteligência artificial com a capacidade de se integrar com os aparelhos auditivos, melhorando o seu funcionamento. Destinado a pessoas com dificuldade de audição, o OrCam Hear torna inteligente o normal funcionamento de um aparelho auditivo pois identifica e isola a voz de um locutor no meio de muitos e transmite e aumenta o volume do discurso través do aparelho auditivo, em tempo real.

Fonte: 
BloomCast Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
OrCam Technologies