Com o apoio da Align Technology

Operation Smile corrige sorrisos a centenas de milhares de crianças com fenda lábio-palatina

A fenda lábio-palatina designa-se como uma malformação, uma fissura na boca que não fechou durante os primeiros meses de gravidez. Em todo o mundo, estima-se que uma criança nasce a cada três minutos com uma fenda lábio-palatina, isto é, uma em cada 500-750 nascimentos. Esta malformação pode ser fácil de observar nos casos em que o lábio se encontra aberto, no entanto, nos casos em que a fissura está localizada no céu da boca, a que chamamos paladar, torna-se mais complicado detetar.

Atualmente, é possível as crianças que vivem com fenda lábio-palatina terem um novo sorriso. Segundo a Global Standards of Care da Operation Smile, a fenda labial deve ser corrigida até aos seis meses de vida da criança; e a fenda palatina até a criança completar um ano.1 Sem tratamento, as fendas lábio-palatinas podem causar graves problemas de saúde que podem ser fatais, e as crianças que sobrevivem frequentemente enfrentam anos de isolamento social e bullying.

Desde 2013 que a Align Technology tem apoiado a Operation Smile, uma organização médica internacional sem fins lucrativos que tem proporcionado centenas de milhares de cirurgias gratuitas a pessoas nascidas com fendas lábio-palatinas em países de baixo e médio rendimento. Os cuidados das fendas lábio-palatinas são prestados por mais de 6.000 voluntários e a organização opera em mais de 30 países como o Brasil, República Dominicana, Etiópia ou Vietname. Além das cirurgias, a organização disponibiliza apoio em várias áreas como nutrição, os terapeutas ensinam aos pais técnicas de alimentação para os seus bebés, porque as crianças com fissuras muitas vezes não se conseguem alimentar corretamente e podem ficar malnutridas; terapia da fala, uma vez que a fenda lábio-palatina cria dificuldades à fala; cuidados de saúde oral, com médicos dentistas a ajudarem ao criar procedimentos especializados e a desenvolverem dispositivos que melhoram os resultados cirúrgicos dos pacientes e a saúde em geral; apoio psicológico, disponibilizado por psicólogos certificados que apoiam os pacientes e as suas famílias durante todo o seu tratamento; e cuidados ortodônticos, cruciais para um desenvolvimento oral saudável dos pacientes e para o desenvolvimento da sua confiança.

“É extraordinário testemunhar o impacto do trabalho da Operation Smile. Não só nas próprias crianças, mas também nos seus familiares, nos seus amigos e nos seus vizinhos. As crianças que antes eram intimidadas e excluídas pelos seus pares, estão agora a desenvolver-se, frequentam a escola e estão integradas na comunidade. Estamos orgulhosos do apoio que recebemos da Align Technology durante estes anos, isso permitiu-nos fazer mais e proporcionar o acesso a cuidados a ainda mais crianças, às suas famílias e às suas comunidades", referiu a Dra. Maria Moore, Presidente do Conselho de Administração da Operation Smile no Reino Unido.

Juan Manuel Frade, Diretor Geral da Align Technology para Portugal e Espanha, comentou a parceria “estamos muito orgulhosos da nossa parceria com a Operation Smile e por ajudar mais pessoas em todo o mundo a sorrir. A Operation Smile preconiza um futuro onde a saúde e a dignidade são melhoradas através de cirurgias seguras, uma missão em consonância com a nossa: transformar sorrisos e mudar vidas”.

A Align Technology já doou mais de 2,5 milhões de dólares, permitindo à organização proporcionar cirurgias e cuidados de saúde oral a centenas de milhares de pacientes nos países mais vulneráveis no mundo.

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Operation Smile