“Como podemos ser competitivos se mantemos a mesma forma de trabalhar há décadas?"

Onya Health integra projeto-piloto dos quatro dias de trabalho

A Onya Health, agência de comunicação especializada no ramo da saúde, vai fazer parte do projeto-piloto do Governo que visa a redução do número de horas semanais de trabalho. A partir de junho, a equipa vai alternar a semana de cinco dias com a semana de quatro dias sem perda de rendimentos ou benefícios. Para a diretora-geral, Vânia Lima, “mais horas não significam maior produção e, muito menos, maior qualidade".

“Como podemos ser competitivos se mantemos a mesma forma de trabalhar há décadas?". Esta era a pergunta há muito debatida pela diretora-geral da empresa. A pandemia, explica Vânia Lima, “aumentou a consciência sobre a importância do balanço entre vida pessoal e profissional” e, no caso do trabalho remoto, as preocupações aumentam, visto que, muitas vezes, “não existe uma fronteira física entre onde se trabalha e onde se vive”. Isto levou as chefias "a refletir sobre o seu papel no bem-estar dos trabalhadores e o que se podia fazer para o aumentar”.  

Os coordenadores do projeto-piloto do Governo, Pedro Gomes e Rita Fontinha, defendem também que este pode ser um dos caminhos para melhorar a saúde mental dos trabalhadores. Segundo os especialistas, “um dos grandes problemas atuais de saúde é o stress e o esgotamento profissional que, de acordo com um Relatório da Ordem dos Psicólogos, custam 5.3 mil milhões de euros às empresas portuguesas”. Acrescentam ainda que “a pressão mental que existe no trabalho do século XXI é muito maior do que há 30 anos, pelo uso da tecnologia e o aumento da velocidade de comunicação”.  

“A Onya Health é uma agência de comunicação que procura melhorar a saúde dos portugueses. Por trabalharem na área da saúde, eles compreendem que é importante proteger a saúde mental dos seus colaboradores. A Onya revelou um grande espírito inovador ao aceitar o nosso desafio, e fizeram um trabalho de preparação excecional. O nosso projeto beneficia muito com a sua participação”, concluem os coordenadores.   

“A semana de quatro dias é hoje uma aspiração crescente de muitas pessoas, nomeadamente, dos mais jovens, que exigem uma melhor conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar. O estudo piloto que agora se inicia procura perceber quais os impactos ao nível da motivação, do bem-estar dos trabalhadores, da redução do absentismo, bem como do impacto na produtividade das organizações. Num tempo marcado pela disputa pelo talento esta é, seguramente, uma aposta estratégica para a competitividade das empresas e do país”, afirma o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes. 

Ao longo de seis meses, a agência de comunicação vai avaliar os resultados e os impactos desta mudança. Serão realizados pontos de situação com os trabalhadores, análises de produtividade e acompanhamento do bem-estar geral da equipa. A participação desta empresa no projeto-piloto acontece depois de a Onya Health ter adotado um modelo semelhante no verão do ano passado: durante os meses de julho e agosto, a equipa não trabalhou nas tardes de sexta-feira.   

“O feedback de toda a equipa foi positivo e, num verão atípico de muito trabalho, a equipa respondeu muito bem a todos os desafios, estava mais motivada e a produzir melhor. Por isso, fez-nos todo o sentido continuar o trabalho que já tínhamos começado, agora com a ajuda de uma equipa que nos permitiu implementar mudanças estruturais e repensarmos a nossa forma de trabalhar”, termina Vânia Lima. 

Fonte: 
Onya Health
Nota: 
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