Antiga "Enfermaria da Malnutrição" transformada, 3 anos após Ciclone Idai

OGND portuguesa Health4MOZ inaugura centro de formação e pesquisa em saúde do Hospital da Beira, em Moçambique

Catorze de março de 2019. O ciclone Idai deixava um rasto de morte e destruição em Moçambique. O Hospital Central da Beira, o maior e mais importante do centro do país, ficaria amplamente destruído. A ONGD portuguesa Health4MOZ e a Ordem dos Médicos criaram o movimento #unidospelabeira, com o envio de profissionais de saúde e material para o local. Iniciava-se também a reconstrução do Hospital, com doações angariadas pela Health4MOZ de mecenas e da sociedade civil e o apoio das Câmaras Municipais do Porto e Coimbra, da Associação Moçambicana de Bancos, do BPI e CGD e da Cooperação Portuguesa - Camões IP.

A 4 de novembro de 2022 o Ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, inaugurou o Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira. A cerimónia contou com a presença da Ministra Conselheira da Embaixada de Portugal em Moçambique, Rita Araújo, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do Administrador da Visabeira Moçambique, Pedro André, e do Administrador da Health4Moz, Luís Almeida.

Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira

A Health4MOZ, que coopera voluntariamente com Moçambique na área da formação em saúde, contou com o apoio das Câmaras Municipais de Coimbra, Porto e Sintra (as três

cidades geminadas com a cidade da Beira) e da Visabeira, na construção do Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira.

Com mais de 90 anos de história, a antiga "Enfermaria da Malnutrição", um dos edifícios mais antigos do Hospital, foi recuperada pela Sogitel – Grupo Visabeira, dando lugar ao Centro de Formação e Pesquisa, totalmente equipado com o apoio do IPO Porto, Salvador Caetano, Fundação Manuel António da Mota, Tavfer, TAP Asas Solidárias e LAM - Linhas Aéreas de Moçambique.

O Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira tem como objetivo ser um centro de excelência e de referência no país, fundamental na formação pré e pós-graduada em saúde, na realização de conferências científicas, videoconferências, telemedicina, investigação e simulação biomédica, promovendo assim a partilha de conhecimento entre profissionais de saúde de Moçambique e do mundo.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Health4MOZ