SPAIC retoma congressos presenciais

O doente alérgico no centro dos cuidados é o tema da Reunião Anual da SPAIC

Decorre de 6 a 9 de outubro, no Centro de Congressos do Hotel Porto Palácio, a 43.ª Reunião Anual da SPAIC, com um programa científico que promete colocar o doente no centro dos cuidados.

“É absolutamente crucial colocar-se os doentes no centro de toda a abordagem imunoalergológica: da investigação à prevenção, abordagem terapêutica e reabilitação. Não se trata apenas de saber ouvir os doentes, mas integrá-los na definição de estratégias de prevenção e tratamento, nas suas diferentes vertentes, num equilíbrio entre cuidados orientados por dados e cuidados centrados no doente. Trata-se também de procurar ajustar as nossas abordagens de investigação para que os doentes sejam integrados na co-criação, desenho e proposta de estudos de pesquisa científica. De Patient-reported outcomes para investigação e tratamento, a trajetos integrados de doentes; de “clubes de doentes” a Research co-design in health”, explica Luís Taborda Barata, presidente de honra da Reunião Anual da SPAIC.

Para Manuel Branco Ferreira, “o tema desta nossa reunião anual reflete a cada vez maior importância de os doentes estarem 100% envolvidos nas decisões terapêuticas individuais, que devem ser adaptadas sempre de acordo com os objetivos que cada doente pretenda conseguir atingir”. O presidente da SPAIC refere ainda que “não nos podemos esquecer do papel das associações de doentes na promoção dos cuidados de saúde e na pressão política e social em prol dos doentes, também cada vez mais um papel central, como se pôde constatar com o caso da comparticipação a 100% para os dispositivos de adrenalina autoinjetável”.

Para mais informações sobre o congresso consulte https://www.spaic2022.com/

 

Fonte: 
RX Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC)