Nutricionistas reúnem-se para debater o futuro da alimentação dos portugueses
A sessão vai debruçar-se sobre temas como a literacia alimentar, a educação em sustentabilidade, a transformação necessária aos sistemas alimentares e, ainda, a contribuição do nutricionista no desafio do “futuro da alimentação”.
A Ordem dos Nutricionistas recorda que a alimentação influencia diretamente o meio ambiente – desde o modo como os alimentos são produzidos, processados e distribuição, até aos ambientes alimentares e ao comportamento dos consumidores e Alexandra Bento, bastonária, relembra ainda que “devemos salvaguardar a alimentação que cresce nas nossas próprias raízes: a dieta mediterrânica. Temos vindo a apelar para este padrão alimentar que é, não só, amigo do ambiente como, também, saudável. É este o caminho que temos traçado e os nutricionistas pretendem contribuir, para auxiliar os portugueses a recuperar este estilo de vida.”
A conferência vai contar com a presença de Alexandra Bento, na sessão de boas-vindas e com a moderação de Bárbara Beleza e Joana Sousa, da Ordem dos Nutricionistas. Como oradores, o painel vai contar com Ana Helena Pinto da Nutrition for Happiness, Helena Real da Associação Portuguesa de Nutrição, João Costa Ferreira da Comissão Europeia e Pedro Moreira da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.