Estudo

Novos dados sobre o valor nutricional do sumo de laranja 100%

Um estudo recente realizado a profissionais de saúde europeus revelou a existência de alguns equívocos sobre o valor nutricional dos sumos de fruta e o impacto do processamento no seu conteúdo vitamínico. Porém, novos dados confirmam que a matriz de nutrientes do sumo de laranja 100% é bastante rica. O sumo é composto por vitaminas e minerais, assim como por compostos bioativos de plantas, como a hesperidina. Esta composição nutricional dá suporte a vários aspetos do bem-estar e saúde, incluindo a função vascular e a pressão arterial.

O sumo de laranja 100% contém hesperidina

Embora o sumo de laranja 100% seja reconhecido por ser uma fonte de vitaminas e minerais, é uma das poucas fontes naturais que contém o flavonoide hesperidina. A hesperidina é um polifenol que aparece na casca branca e na membrana das frutas cítricas e está associada  a uma ação  antiinflamatória2, com impacto positivo na elasticidade dos vasos sanguíneos2.

Estudos indicam que3,4 o consumo regular de sumo de laranja pode ajudar a proteger o DNA de danos e da peroxidação lipídica e modificar enzimas antioxidantes. Indicam ainda que a hesperidina pode ser responsável por diminuir a pressão arterial e melhorar as propriedades das células endoteliais, melhorando assim o efeito de proteção vascular.

Vitamina C, Potássio e Folato

Dados divulgados pela SGF International confirmam que, em média, um copo pequeno (150 ml) de sumo de laranja fornece 67,5 mg de vitamina C, que é mais de 80% do Valor Diário de Referência de Nutrientes (VDR), a quantidade diária recomendada. Esta porção fornece ainda 16% do VDR para o folato e 13% do VDR para o potássio. Significa isso que o sumo de laranja 100% contém quantidades suficientes de vitamina C, folato e potássio (≥ 7,5% de VDR por 100ml) para permitir que as alegações nutricionais sejam feitas.

Cada um destes nutrientes tem um conjunto de alegações de saúde autorizadas na União Europeia5. A vitamina C ajuda o sistema imunológico a funcionar corretamente, contribuindo para a redução do cansaço e da fadiga e ajudando à proteção das células de stress oxidativo; o folato ajuda numa normalização da função psicológica; e o potássio suporta a manutenção da pressão arterial estável e contribui para o normal funcionamento dos músculos.

Sumo 100%, é 100% sumo, sem nada adicionado

A lei europeia proíbe a adição de açúcares nos sumos de fruta 100%6 - ou seja, nada é acrescentado e nada é retirado. Isto inclui açúcar, conservantes, corantes, estabilizadores ou aromatizantes. Assim, quando um rótulo indica "sumo de laranja 100%", somente sumo feito de laranjas inteiras está dentro da embalagem. As vitaminas, minerais, teor de água e açúcares naturais são apenas aqueles que vêm das frutas originais.

 

Fonte: 
Loyal Advisory
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay