Novo projeto da MSD quer ajudar as pessoas com VIH a ter uma vida normal
Este projeto de cocriação, visa contribuir para a desmistificação de conceitos enraizados, associados à infeção por VIH, nas diferentes vertentes da vida das pessoas infetadas e seus cuidadores, desde a transmissão, ao rastreio até à saúde mental.
O projeto “VHIVER para além do VIH” está patente não só na plataforma VIHDA.pt mas também nas Unidades de Saúde e organizações de base comunitária, onde a informação irá ser disponibilizada e compreende seis temas de interesse para as pessoas com VIH e cuidadores.
O trabalho desenvolvido pela Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde (AJPAS) alertou para a importância do rastreio e uso do preservativo, como forma de redução do risco de transmissão do VIH.
Já o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) pretendeu promover uma melhor adesão à terapêutica.
A associação Abraço também participou neste projeto, focando o seu trabalho nos cuidadores informais, que muitas vezes entram em cansaço extremo, alertando para a necessidade de saberem os direitos, terem empowerment, e saber que também eles podem ter ajuda.
Por sua vez, a Ser+ promoveu uma maior aceitação social e quebra do estigma associado a quem está infetado com VIH, através da disseminação do conceito indetetável = intransmissível. Preocupação partilhada pela Associação Humanitária de Saúde e Apoio Social (AHSeAS), que teve como objetivo acabar com preconceitos existentes à volta do estilo de vida dos doentes, como sejam a sexualidade ou o envelhecimento, mostrando que este pode levar uma vida perfeitamente normal, ao mesmo tempo que aborda os mitos associados à transmissão do VIH.
Por último, a Liga Portuguesa contra a SIDA também marcou a sua presença neste projeto, promovendo a estabilidade da saúde mental de todos os doentes.