Aumento da capacidade de testagem

Novo laboratório em Leça do Balio permite a realização de 15 mil testes de despiste à Covid-19

O maior laboratório de despiste por PCR do Sars-Cov2 da Península Ibérica, instalado em Leça do Balio, foi planeado para dar resposta à crescente procura de testes à Covid-19 provocada pela necessidade de combate à 2ª vaga desta pandemia. Com capacidade para a realização de 12 000 a 15 000 testes por dia, esta é uma das maiores unidades laboratoriais na europa.

Segundo o comunicado da Unilabs Portugal, este reforço de capacidade, para além de permitir satisfazer as necessidades crescentes de combate à pandemia, vai permitir aumentar a capacidade de resposta à realização de testes à COVID-19 em Portugal, estando disponível, caso seja necessário, para apoiar também outros países europeus. 

 A abertura do Laboratório representa um investimento de 2,5 milhões de euros, sobretudo em equipamento, e a contratação de 50 a 70 colaboradores, para além das mais de 200 pessoas já hoje dedicadas aos centros de rastreio e despiste laboratorial da Covid-19. 

Para o CEO da Unilabs Portugal, Luís Menezes, “este laboratório vem reforçar a capacidade de testagem do país de forma muito significativa, o que vai permitir ajudar a diagnosticar mais pacientes, encontrar os casos positivos, fazer o tracing de contactos e o seu isolamento. Desta forma, vamos continuar a ajudar o sistema nacional de saúde e todos os cidadãos portugueses no combate a esta 2ª vaga da pandemia”. 

 

 

Fonte: 
BA&N
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.