Enfermeira Clara Carvalho aborda a prevenção e o controlo da infeção do local cirúrgico

Novo episódio do podcast “Por Falar em Segurança” incide sobre infeção do local cirúrgico

A infeção do local cirúrgico é o tema em debate no novo episódio do podcast “Por Falar em Segurança”, produzido pela B. Braun. Disponível nas plataformas habituais, a conversa conta com o contributo da enfermeira Clara Carvalho, enfermeira gestora da Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e Resistência de Antimicrobianos do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

“A infeção do local cirúrgico é uma das infeções mais frequentes associada aos cuidados de saúde e dos eventos adversos de alguém que é submetido a uma cirurgia”, explica a enfermeira. Além da complexidade do fenómeno, “é interessante perceber que é desta infeção que podem ocorrer outras infeções”. 

“A infeção do local cirúrgico é das infeções mais complexas de gerir. Um doente, desde a entrada até à alta do hospital, passa por múltiplos serviços, por isso, é algo muito complexo que envolve muita gente”, continua. “Todos temos de funcionar para o bem do doente”.  

Ao longo da conversa, a profissional de saúde aborda diferentes temas ligados a este tipo de infeções. O papel da pandemia na sensibilização dos utentes para este problema e o impacto da Inteligência Artificial na saúde foram alguns dos temas em destaque durante a conversa. 

Este é já o terceiro episódio do podcast “Por Falar em Segurança”, da B. Braun. A hidrocefalia e o conceito TIME foram os temas das conversas anteriores, que contam com a condução de Mafalda Fateixa e Isabel Dias. 

O podcast está também disponível em formato de videocast, permitindo que os espectadores tenham acesso à imagem.  Os episódios podem ser vistos no website da B. Braun, em www.bbraun.pt/porfalaremseguranca, ou diretamente no Spotify.   

 
Fonte: 
B. Braun
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay