"Cancro sem Temor"

Novo episódio de podcast fala de quando o cancro infantil vira o mundo do avesso

É lançado esta quarta-feira o quarto episódio do podcast “Cancro sem Temor” do IPO do Porto dedicado ao cancro pediátrico, assinalando o Dia Internacional da Criança com Cancro.

Sob o título “Elefante na Sala”, o novo episódio conta com a participação de Ana Maia, Oncologista Pediátrica e Diretora do Serviço de Pediatria do IPO Porto, Filomena Maia, Educadora, e Amélia Ramalhão, Enfermeira. São testemunhos reais de quem vivencia, junto das crianças e famílias, os momentos difíceis e demolidores em que é fulcral o acompanhamento emocional. Numa conversa sem rodeios, pretende-se desmistificar a doença do ponto de vista clínico, abordar as possíveis causas e os sintomas associados, muitas vezes confundidos com outras patologias, atrasando o diagnóstico, e por fim formas de tratamento.

Este episódio traz também as histórias de Alexandre Curopos, sobrevivente de cancro pediátrico, e Flávia Silva, mãe de uma criança com cancro, que protagonizam ainda um momento musical em jeito de mensagem de esperança para todas as crianças e respetivas famílias que perante um diagnóstico de cancro “veem o seu mundo virado do avesso”.

Só em Portugal são diagnosticados todos os anos cerca de 400 casos de cancro em crianças, estando atualmente a taxa de cura a rondar os 80%.

“Cancro sem Temor” é um projeto do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock