Novartis entrega de 1500 cabazes alimentares e mais de 700 refeições

“O Dia da Comunidade é celebrado anualmente através de uma ação que nos junta e fortalece como equipa, mas que simultaneamente se materializa em algo que oferecemos à comunidade. Este ano, ainda marcado pela pandemia, mantivemos o foco da nossa intervenção em colmatar carências alimentares na comunidade. E se há algo que ficou ainda mais evidente durante a pandemia é o poder da colaboração que uniu todos os colaboradores em torno deste desafio e que uniu a Novartis à Refood”, refere Patrícia Adegas, Diretora de Comunicação e Relação com Associações de Doentes, da Novartis.
Nas palavras do Chef Chakall “este foi um convite que acolhi com muito entuasiasmo, e que se tornou numa experiência muito especial. Cozinhar em conjunto é um processo de partilha, que ganhou aqui um outro significado ao podermos ajudar as famílias apoiadas pela Refood. Foi muito gratificante. Procurámos ter receitas que fossem consensuais e nutritivas, que reconfortassem. Agradeço à Novartis a oportunidade de fazer parte deste projeto”.
Como refere Hunter Halder, fundador da Refood, “durante a pandemia, com encerramento de muitos restaurantes e hotéis, o número de refeições que recebíamos reduziu drasticamente e, por isso, lançámos o desafio Há sempre espaço para mais um. A pandemia teve um impacto drástico na vida de muitas pessoas, algumas delas, até então, nunca tinham passado por dificuldades a um nível tão básico como a alimentação. Mas também nos aproximou enquanto sociedade e reforçou redes de solidariedade. A forma como a Novartis se envolveu nesta iniciativa ajuda-nos a ir ao encontro do nosso objetivo de levar alimentos a quem mais precisa, mas simultaneamente ajuda-nos a transformar o nosso mundo, trazendo mais pessoas para a nossa esfera de atuação.”
Ainda no âmbito desta iniciativa, a Novartis reforçou o contributo dos colaboradores através da aquisição de 1500 cabazes de alimentos para doação a famílias em situação de carência económica à Semear – Terra de Oportunidades, uma associação de cariz social que tem como propósito empregar pessoas com deficiência e combater o desperdício alimentar. Os 1500 cabazes produzidos pela Semear serão entregues, ao longo de 3 meses, à Câmara Municipal de Oeiras no âmbito do programa Rede Oeiras Solidária e à Refood Carnaxide, destinando-se a apoiar na alimentação das famílias identificadas pelas duas organizações.
Nas palavras de Joana Santiago, Presidente da Semear “o apoio dos nossos parceiros permite-nos crescer em conjunto, tornando a inclusão um benefício comum. Acreditamos que juntos podemos criar uma sociedade sem margens para fenómenos como a indiferença ou a exclusão social.”
De acordo com Teresa Bacelar, Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, “é muito importante para o desenvolvimento do programa Rede Oeiras Solidária a participação das empresas que atuam na nossa região. Estas parcerias unificam e fortalecem o nosso concelho”.