Posicionamento da Nova SBE como uma referência internacional

Nova SBE assegura 3,7 milhões de euros para projetos de investigação

A Nova SBE assegurou, através do ERA (European Research Area) e do programa Horizonte Europa cerca de 3,7 milhões de euros para projetos de investigação em diversas áreas de interesse.

O projeto EQUALNovaERA é a mais recente ERA Chair da Nova SBE, que sob coordenação de Adeline Delavande, professora e reconhecida investigadora de economia, posicionará a escola de economia e gestão portuguesa como a referência europeia na investigação em Desigualdade. O montante do financiamento assegurado pela Comissão Europeia é de 2,5 milhões de euros.

“É com enorme orgulho que recebemos mais uma ERA Chair. Desta feita, a Comissão Europeia atribui à Nova SBE um fundo de 2,5 M € para desenvolver investigação dedicada ao tema das crescentes desigualdades sociais e económicas. Este reconhecimento acresce ao da nossa ERA Chair em Inovação Social, sobre a qual já recebemos uma avaliação excelente”, explica Daniel Traça, Dean da Nova SBE, salientando que “estas distinções e apoios têm um papel crucial na construção de uma escola para o futuro, posicionando a Nova SBE como uma referência internacional na investigação, educação e envolvimento da comunidade no contexto dos Sustainable Development Goals”. “Na Nova SBE temos a consciência de que as universidades, e as business schools, em particular, têm de assumir a liderança para resgatar o mundo dos desafios climáticos, sociais e políticos que enfrentamos. É essa a responsabilidade do futuro da Nova SBE. With Great Power Comes Great Responsibility”, esclarece ainda.

"A inovação social é um dos pilares fundamentais da Universidade NOVA de Lisboa e é desta forma que pretendemos atrair e, sobretudo, reter o melhor talento para, através do conhecimento, servimos o melhor possível a nossa sociedade. Temos como objetivo criar e consolidar uma sociedade que seja mais justa, mais equitativa e que promova a igualdade de oportunidades. A Nova SBE tem demonstrado, nos últimos anos, o seu empenho nesta missão e tal só pode ser um motivo de orgulho para toda a comunidade NOVA”, refere João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.

“Estamos muito satisfeitos por receber esta prestigiosa bolsa de investigação internacional para desenvolver um grupo de investigação em desigualdades. Este grupo pretende ser uma referência na Europa na compreensão das causas e efeitos das desigualdades e contribuir para o desenho de políticas públicas de base científica que reduzam as desigualdades” refere Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Científico da Nova SBE, acrescentando que “esta conquista é resultado do investimento da escola na produção de investigação com impacto e reputação internacional como uma escola de negócios europeia de elite”.

Investigadora internacional, Adeline Delavande, nomeada ERA Chair Holder do projeto EQUALNovaERA

 No âmbito do projeto EQUALNovaERA a Nova SBE selecionou a investigadora internacional – Adeline Delavande – para o cargo de ERA Chair Holder. Internacionalmente reconhecida pelo trabalho que desenvolve sobre o comportamento de indivíduos na tomada de decisão sob incerteza, a investigadora vai ser responsável pela formação da equipa de investigadores que vai criar uma nova linha de investigação em desigualdades na Nova SBE.

A Desigualdade: uma das questões mais prementes dos nossos tempos

O mundo mudou rapidamente nos últimos anos e a crise pandémica colocou os holofotes sobre as desigualdades económicas e fragilidade das redes de apoio social que deixam comunidades vulneráveis a suportar o peso das crises. É urgente compreender as desigualdades de uma forma abrangente, concebendo políticas públicas baseadas no conhecimento científico. Embora a informação básica e os números do crescimento económico sejam publicados com frequência, não revelam dados concretos sobre como o crescimento é distribuído pela população: quem ganha e quem perde com as políticas económicas. Mais do que a mera análise do rendimento e da riqueza, é fundamental abordar outras dimensões das disparidades socioeconómicas, como a saúde, a educação, o género ou as desigualdades ambientais. 

Promover atividades de investigação sobre as desigualdades, transferir conhecimento para a sociedade e contribuir para a produção de políticas públicas bem informadas e baseadas na ciência, é o grande objetivo do projeto EQUALNovaERA que pretende, desta forma, contribuir para uma sociedade mais igualitária e justa através da investigação, educação e envolvimento da comunidade.

ERA Chair coloca a Nova SBE na vanguarda da investigação e educação em Desigualdade na Europa

O EQUALNovaERA enquadra-se na missão da Nova SBE: “Ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento que impacta o mundo”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) são um apelo universal e interdisciplinar para enfrentar os diversos desafios sociais, económicos, ambientais, civilizacionais e políticos que a atualidade e o futuro apresentam, convidando ao envolvimento de todos os atores, incluindo as empresas, e esta é uma frente para a qual esta ERA Chair pretende contribuir.

Como resultado do EQUALNovaERA, a Nova SBE tornar-se-á numa referência europeia na área da Desigualdade, quer através da investigação e educação, quer do envolvimento da comunidade local e europeia. Além do aumento da competitividade em I&D do país, o projeto irá contribui para aprofundar o Espaço Europeu de Investigação e para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Horizonte Europa garante 1,2 milhões de euros para três projetos de investigação

A Nova SBE captou, através de projetos de investigação que integra em parceria com outras instituições, cerca de 1,2 milhões de euros disponibilizados pelo programa Horizonte Europa.

“Blueprint for Atlantic-Arctic Agora on cross-sectoral cooperation for restoration of marine and coastal ecosystems and increased climate resilience through transformative innovation” assegurou 414 mil euros. Este projeto, liderado pela Universidade de Aveiro, tem a colaboração de Antonieta Cunha e Sá da Nova SBE e está integrado no programa europeu “Ocean Mission: Restore our Oceans and Waters”.

Ao “HI- PRIX project (Health Innovation Next Generation Pricing Models): Balancing Sustainability of Innovation with Sustainability of Health Care”, projeto coordenado pela Università Commerciale Luigi Bocconi com a colaboração de Pedro Pita Barros da Nova SBE foram atribuídos cerca de 300 mil euros.

O projeto PREVENTABLE, “Cancer prevention vs Cancer treatment: The rare tumour risck sindromes battle”, liderado pelo I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, com a colaboração de Judite Gonçalves numa parceria da Nova SBE com a Nova Medical School, assegurou 375 mil euros.

“É absolutamente crítico para a Nova SBE e para o impacto que a escola quer provocar, colocar os nossos melhores recursos também na criação de saber e na produção de conhecimento. A conquista destes financiamentos integrados no Horizonte Europa, reforçam o posicionamento da Nova SBE como um importante ator na investigação europeia e uma referência num alargado âmbito de temas, essenciais no contexto europeu”, afirma a este propósito Daniel Traça, Dean da Nova SBE.

Fonte: 
BA&N Communications Consultancy
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock