30 de setembro das 15h às 24h

Noite Europeia dos Investigadores chega pela primeira vez à Fundação Champalimaud

A 30 setembro, entre as 15h00 e as 24h00, a Fundação Champalimaud vai receber, pela primeira vez, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI).

Este evento público, organizado pelo consórcio RAISE – Researchers in Action for Inclusion in Science and Education (Investigadores em Ação para a Inclusão na Ciência e na Educação), composto pela ONG Native Scientist, a Fundação Champalimaud e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), junta-se às 49 NEIs que acontecerão em 25 países Europeus, na mesma data.

Ao longo de nove horas, e distribuído por seis diferentes áreas da Fundação Champalimaud, o programa desta NEI inclui cerca de 60 atividades gratuitas: da dança, às oficinas, da música às estações práticas de ciência, de visitas aos laboratórios a comédia stand up a bordo de um catamarã que ligará esta programação à do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva. Haverá ainda momentos de conversa, mesas redondas, podcasts, futebol e muito, muito mais.

“Apesar de sermos feitos da mesma matéria, pertencermos à mesma espécie e habitarmos o mesmo planeta, no que toca ao acesso a oportunidades e recursos somos muito diferentes. Com esta NEI procuramos promover a inclusão e a diversidade na ciência e na educação e, por isso mesmo, estamos a trabalhar junto de membros da sociedade que continuam a ser deixados de fora ou se sentem afastados da ciência”, explica Catarina Ramos, Coordenadora do grupo de Comunicação, Eventos e Outreach da Fundação Champalimaud.

Por um lado, as equipas do consórcio RAISE têm desenvolvido atividades e programas em escolas localizadas em territórios de ação educativa prioritária. “Em particular, o RAISE inclui dois programas educativos - o Ciência de Noz Manera, a cargo da Fundação Champalimaud e o Cientista Regressa à Escola, desenvolvido pela Native Scientist. Estamos muito entusiasmados com o facto da programação da NEI incluir resultados de co-criação entre cientistas, alunos e professores.”, explica Joana Moscoso, Coordenadora da Native Scientist e do projeto RAISE.

Por outro, graças ao financiamento conseguido por este consórcio junto da Comissão Europeia (ao abrigo das Ações Marie Skłodowska-Curie), centenas de alunos e professores poderão deslocar-se gratuitamente até à Fundação Champalimaud e participar nesta NEI.

Em paralelo a este trabalho realizado com as escolas, a organização deste evento estabeleceu colaborações com instituições, associações e grupos de cientistas, artistas, atletas, comunicadores e educadores que, tal como o RAISE, procuram contribuir para uma sociedade mais inclusiva. “O programa diversificado da NEI é o resultado destas colaborações e esperamos que este evento venha não só fortalecer e estabelecer novas ligações, como também criar oportunidades e disponibilizar recursos a quem mais deles precisa.”, acrescenta Inês Domingues, Coordenadora do Gabinete de Comunicação do iMM.

Fonte: 
JLM&A Consultores
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Fundação Champalimaud