Dia 21 de novembro

Neurotecnologias em discussão no Seminário Anual do CNECV

Este ano sob o tema “O Cérebro Modificado: Implicações Éticas das Neurotecnologias", o Seminário Anual do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, vai decorrer no próximo dia 21 de novembro, pelas 14h00 (Hora Portugal Continental), no Auditório António de Almeida Santos, Edifício Novo da Assembleia da República.

A iniciativa irá contar com um painel de especialistas de renome internacional de organismos como a UNESCO, Conselho da Europa, Grupo Europeu de Ética da Comissão Europeia, Fundação Champalimaud e Plataforma Lusófona de Bioética. 

Apesar dos avanços recentes, o cérebro humano ainda tem muitos segredos por explorar. As neurotecnologias podem auxiliar no diagnóstico de doenças, mas também podem ser usadas para influenciar o pensamento e a consciência humana, abrindo caminho para novas formas de controlo. 

Para debater o tema, o evento contará com os painéis “Neurotecnologias: perspetivas presentes e futuras”, “Ética: o Olhar das Instituições” e “Sociedade: O Olhar da Lusofonia”. 

O programa pode ser consultado aqui: https://cnecv.pt/files/1730135092_e6fe743029792f393f69df96f5363ea4_cnecv-seminarioneurotech-programaa4-out2024-v09.pdf.

Fonte: 
Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV)