Neurocientista Anil Seth abre 13º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro” da Fundação BIAL

A comunicação abre os trabalhos do simpósio dedicado ao “Mistério do Tempo” no dia 6 de abril, a partir das 21h15, na Casa do Médico, no Porto.
Anil Seth é professor de neurociências cognitivas e computacionais na Universidade Sussex, no Reino Unido. Acredita que o cérebro humano é uma máquina de realizar predições, constantemente a inventar o nosso mundo e a corrigir os nossos erros ao microssegundo. Esta tese é defendida no seu último livro “Being You: A New Science of Consciousness” considerado o melhor livro de 2021 por publicações como a Bloomberg Businessweek, The Guardian, Financial Times ou The Economist.
Orador das Ted Talks, a sua intervenção sobre a consciência já teve mais de 12 milhões de visualizações. No seu trabalho, Anil Seth procura compreender os fatores biológicos da consciência. Se durante muito tempo a consciência era considerada uma área desligada do corpo físico, hoje, através da tecnologia, é possível perceber que existe uma ligação entre ambos.
O 13º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro” decorre entre 6 e 9 de abril. Rui Costa, neurocientista e membro da comissão organizadora, explica que “o tempo e a sua passagem continuam a ser um enigma para os cientistas. Einstein escreveu que «A distinção entre o passado, o presente e o futuro não passa de uma obstinada e persistente ilusão.» No entanto, o tempo passa por nós, conseguimos vivê-lo e senti-lo e condiciona as nossas vidas. Temos ritmos biológicos que acompanham a passagem do tempo. Nesta edição do simpósio, juntamos investigadores nas neurociências, filosofia e física, entre outras, para debater um dos maiores mistérios do universo: o Mistério do Tempo”.