Protocolo de solidariedade entre instituições nacionais

Música melhora qualidade de vida de doentes em cuidados paliativos

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos assina um protocolo de colaboração e cooperação com a Associação Portuguesa de Música nos Hospitais. O objectivo passa por melhorar da qualidade de vida dos doentes que necessitam de cuidados paliativos.

“É nosso objectivo trabalhar com organizações que visem o desenvolvimento dos cuidados paliativos em Portugal. A Associação Música nos Hospitais (APMHIS) vai ajudar-nos a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos doentes que estão internados, na fase final da sua vida, onde a música poderá contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida”, explica Manuel Luís Capelas, Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).

“A APMHIS já protagonizou concertos para mais de 160 mil pessoas em contexto hospitalar. Esta é uma outra forma de intervenção, que ajuda a aumentar o bem-estar de todos. Através da música conseguimos ajudar doentes, familiares e, até mesmo os profissionais de saúde, tantas vezes expostos ao stress”, afirma Ana Paula Góis, Vice-presidente da  APMHIS.

“Estamos, neste momento, a iniciar a identificação das Unidades de Cuidados Paliativos que gostariam de receber os músicos da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais. Depois, começaremos a melhor forma de implementação deste projecto, finaliza Manuel Luís Capelas.

O protocolo será assinado entre as duas entidades no dia 20 de Março, pelas 14h30, na sessão de abertura das I Jornadas de Investigação em Cuidados Paliativos, que se realizam em Castelo Branco.

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.