Não tendo sido identificados agentes que possam ser transmitidos

Mosquito transmissor de Dengue identificado em Cascais e Pombal

De acordo com a Direção Geral de Saúde foi recentemente identificada a espécie de mosquito Aedes albopictus nos Municípios de Cascais e Pombal, estando já as autoridades de saúde a monitorizar e avaliar a situação.

Este mosquito pode transmitir às pessoas, quando infetado, doenças como dengue, chikungunya ou Zika. No entanto, em Portugal continental, não foram identificados nestes mosquitos quaisquer agentes de doenças que possam ser transmitidos às pessoas, nem se registaram, até ao momento, casos de doença humana em contexto de transmissão local.

O mosquito foi detetado pela primeira vez no país em 2005 na Região Autónoma da Madeira (Aedes aegypti), em 2017 na Região Norte (Aedes albopictus) e, posteriormente, em diferentes Regiões: Algarve (2018), Alentejo (2022), Lisboa e Vale do Tejo (2023). Apenas nos Açores ainda não foi identificada a presença do mosquito do género Aedes spp. 

A nível europeu, é conhecida a expansão deste mosquito pelos países do Sul, onde se tem vindo a instalar nas últimas décadas, em países como Itália, França, Malta, Grécia e Espanha, e onde tem sido reportada transmissão local limitada.

 
Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock