CTI na área da saúde é reconhecido pelo Ministério da Economia

Ministro da Economia e do Mar visita AIBILI

António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, visitou, esta semana, a sede da Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), em Coimbra, tendo a Administração da AIBILI, tido a oportunidade de mostrar as valências e capacidades instaladas e de reforçar a relevância que a instituição desempenha no ecossistema nacional e internacional de investigação clínica.

Fundada em 1989, a AIBILI é um Centro de Tecnologia e Inovação reconhecido pelo Ministério da Economia, atuando como parceiro facilitador entre instituições académicas e científicas, empresas e indústria com a missão de responder a falhas de mercado e prestar apoio técnico e tecnológico às empresas na área da saúde, mas especificamente em investigação clínica.

“A visita do Ministro da Economia e do Mar é uma forma de reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AIBILI nestes 35 anos de atividade e acontece num momento em que o primeiro estudo desenvolvido na Eye Platform atingiu o objetivo de 1.000 datasets. Esta plataforma permite a recolha, organização e reutilização de dados oftalmológicos anonimizados a nível europeu, que vai possibilitar a realização de mais investigação, nomeadamente no desenvolvimento e validação de modelos de inteligência artificial, com o propósito de melhorar os cuidados de saúde na área de  oftalmologia ”, afirma Cecília Martinho, CEO da AIBILI.

A AIBILI desenvolve e coordena grandes estudos clínicos europeus, estando envolvida em estudos relevantes a nível de oftalmologia contribuindo para o desenvolvimento e otimizando estratégias de diagnóstico, prevenção e tratamento para o benefício do doente. É também responsável pela coordenação da Rede Europeia de Centros de Investigação Clínica em Oftalmologia (EVICR.net), que constitui um recurso europeu para investigadores e indústria farmacêutica desenvolverem investigação clínica de uma forma mais eficiente e sustentada.

Fonte: 
Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI)