Ministra da Juventude e Modernização discursa na apresentação de nova licenciatura da FMUP
A titular da pasta criada pelo XXIV Governo Constitucional vai deslocar-se ao Porto para participar na sessão de lançamento formal, junto da Academia, da licenciatura Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB), que irá estrear-se no próximo ano letivo (2024/2025).
Subordinada ao tema “Saúde Digital e Inovação Biomédica – Uma Licenciatura da Academia do Porto”, esta sessão vai envolver ativamente representantes dos parceiros académicos. Ao todo, o novo curso tem mais de 50 parceiros académicos e não-académicos, desde instituições do ensino superior a empresas e organizações da área da Saúde.
No debate intitulado “O Papel da Academia na Transformação Digital e na Inovação em Saúde”, aberto à intervenção do público, participarão representantes da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, dos Laboratórios Associados, dos futuros empregadores, bem como dos estudantes.
Tendo em vista colmatar uma lacuna existente, a nova licenciatura irá formar profissionais com um novo perfil e competências “híbridas” essenciais para integrar, gerir e liderar os processos de inovação e a transformação digital no setor.
Sediado na FMUP, o novo curso é promovido em articulação com as Faculdades de Ciências (FCUP) e de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto e tem a colaboração do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), bem como de três Laboratórios Associados do perímetro da Universidade do Porto – INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e do RISE – Rede de Investigação em Saúde.
O novo curso é financiado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».