Micaela Reis está entre os premiados com o prémio Young Systems Leader da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira
Embora esteja apenas a começar o seu percurso como defensora dos cuidados para a saúde da visão, tem um interesse especial nesta área e tem estado envolvida em vários projetos relacionados com a promoção dos cuidados para a saúde da visão integrados e centrados nas pessoas, com especial ênfase nas populações mais negligenciadas.
Desenvolveu e participou em um projeto idealizado e organizado para atender às necessidades de saúde da visão das pessoas que vivem em áreas mais carenciadas, bem como em um projeto, que ainda se encontra em desenvolvimento, relacionado com o acesso aos cuidados para a saúde da visão nos estabelecimentos prisionais, garantindo o acesso a cuidados para a saúde da visão com equidade, qualidade e eficácia.
É também uma das fundadoras e promotoras da APLO Jovem, a secção da APLO para estudantes de optometria. Tem o propósito de sensibilizar e desenvolver o espírito de missão a serviço da saúde da visão. Os seus principais objetivos são tornar a profissão de Optometrista mais reconhecida pelo público, sensibilizar sobre sua importância para a comunidade, incentivar e apoiar o desenvolvimento dos estudantes como defensores por meio da criação e disseminação de conteúdos de formação, bem como ajudar na integração nas diferentes profissões prestadores de cuidados para a saúde da visão.
Micaela Reis é Optometrista e concluiu o mestrado em Optometria e Ciências da Visão em 2014. Concluiu recentemente o Looking Towards the Future: Optometry Program in Advocacy and Leadership, pelo Conselho Mundial de Optometria, o Global Blindness: Planning and Managing Eye Care Services pela London School of Hygiene e Tropical Medicine e o Certificate Course in Community Eye Health pelo L V Prasad Eye Institute.
Micaela Reis é vice-presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), Entidade de Utilidade Pública, desde 2020.