Estudo

Metade dos estudantes universitários com sintomas de depressão ou ansiedade durante a pandemia

Segundo um estudo cerca de metade dos estudantes universitários portugueses apresentaram sintomas de depressão ou ansiedade durante a pandemia Covid-19. As mulheres, entre os 18 os 24 anos foram as mais afetadas, sobretudo as das áreas de Direito, Ciências Sociais e Serviços.

Com o objetivo de perceber os efeitos do confinamento nos alunos do ensino superior em Portugal, a pesquisa realizada por quatro investigadores de universidades de Lisboa, Porto, Minho e Algarve, veio também demonstrar que os universitários têm sido marginalizados.

Citada pelo Diário de Notícias, Sónia Gonçalves, psicóloga, investigadora e professora na Universidade de Lisboa e também coordenadora da investigação, explica que se falou na implementação de medidas e apoios para outros níveis de ensino, mas não para os alunos do ensino universitário. “Essas questões foram remetidas para a autonomia universitária, mas há alunos sem computador e acesso à internet no ensino superior”, afirma.

De modo a perceber como a pandemia impactou este grupo, os especialistas criaram um inquérito online, ao qual responderam 694 estudantes, na sua maioria mulheres, solteiros e com uma média de 24 anos. Segundo os dados apurados, cerca de metade (50,6%) mostravam sintomas de ansiedade moderados a severos e um quarto (25,9 %) apresentaram sinais de depressão.

Segundo a investigadora, tal como a generalidade a população, os estudantes universitários estavam ansiosos e stressados com o aparecimento de uma doença grave, bem como, com a “incerteza quanto ao desenrolar do curso”, nomeadamente as aulas e as avaliações.

Estas dificuldades, aponta o estudo, foram mais sentidas por quem iniciava o percurso académico e pelas mulheres, sobretudo nas áreas de Direito, Ciências Sociais e Serviços. Este facto, esclarece, “poderá ter que ver com a forma como a universidade geriu a pandemia”.

A investigação avaliou também a relação entre alunos e docentes, sendo que a maioria do estudantes referiu esta satisfeita com o apoio que recebeu dos docentes.

“Este apoio funciona como mecanismo de proteção e diminui os níveis de ansiedade, tem um papel importante na adaptação dos estudantes nesta fase de pandemia”, adianta salientanto que “os alunos que sentiram mais ansiedade foram aqueles que tiveram menos apoio por parte dos professores. Não se valoriza muito a aproximação do professor no ensino superior, mas tem um papel importante”.

 

Fonte: 
Diário de Notícias
Nota: 
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