Março

Mês Europeu de Luta Contra o Cancro do Intestino

A Europacolon Portugal torna pública a sua posição sobre o Rastreio do Cancro do Intestino em Portugal, nomeadamente, o Despacho 3756/2014 e o Relatório de acesso a colonoscopias prescritas pelo SNS na zona da Grande Lisboa.

A Europacolon Portugal, Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino, congratula-se pelo conhecimento da emissão do despacho 3756/2014 que demonstra um importante ponto de partida para a efectiva implementação do rastreio de base populacional do Cancro Colo-rectal em Portugal.

Contudo, será importante avaliar a capacidade de resposta que terá de ser significativamente aumentada, em termos de disponibilidade de colonoscopias de diagnóstico, após pesquisa de sangue oculto positivos, bem como a autonomia, sensibilização e a agilização da intervenção dos médicos de família ao nível das unidades de Cuidados de Saúde Primários para que tenham acesso à prescrição imediata, dos exames de diagnóstico necessários.

Aguardamos com expectativa o conhecimento da elaboração das normas de orientação clínica, prometida até ao final de Março deste ano, dado que elas serão fundamentais para definir os critérios de rastreio, a metodologia a seguir e os meios necessários.

Constatamos contudo, com grande apreensão que, de acordo com a tabela da área F, endoscopia gastrenterológica publicada no sítio da ACSS, prevê-se que a sedação do referido exame será executada por um gastroenterologista e com um produto que não faz mais parte do “estado da arte”, o que contraria os procedimentos habituais estabelecidos, com o aumento potencial da insegurança do exame.

Importante é ainda a necessária informação, sensibilização e motivação da população para a adesão ao futuro rastreio do CCR e das vantagens do diagnóstico precoce.

Lamentamos ainda que os representantes dos pacientes, contrariamente ao que está estabelecido e muitas vezes proferido, continuem a não ser ouvidos na decisão de matérias tão importantes para os cidadãos, pela qual a Europacolon reclama há mais de 7 anos.

A Europacolon acredita que com 11 mortes diárias no nosso país, torna-se premente reforçar o incentivo ao rastreio, com a devida sedação e vai continuar a monitorizar esta situação, sob pena de continuarem a morrer doentes diagnosticados e não diagnosticados em Portugal.

Das 21 Unidades de Saúde privadas com acordo para a prestação de cuidados de saúde com o SNS existentes no início de Março, a oferta reduziu para 9.A Europacolon contactou essas Unidades de Saúde com o objectivo de avaliar a sua capacidade de resposta a um problema grave: falta de acesso às colonoscopias em Lisboa.

 

4 não fazem colonoscopia

5 fazem apenas a partir do mês de Abril / Maio

 

A colonoscopia continua a ser o único exame que previne mortes. Em Portugal o cancro colo-rectal é o tumor maligno com maior incidência; anualmente surgem mais de 7.000 novos casos e morrem mais de 3.000 pessoas com a doença.

 

Sobre a Europacolon

A Europacolon Portugal - Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino é uma Associação sem fins lucrativos que promove a prevenção do cancro colo-rectal, difundindo o conhecimento da doença e os seus sintomas, apoiando os doentes, familiares/cuidadores, na área psico-emocional, no esclarecimento dos seus direitos e criando parcerias com a comunidade médica em tudo o que a esta patologia se refira.

www.europacolon.pt

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.