Mercado global de dispositivos viscoelásticos oftálmicos deve atingir os 1,4 mil milhões de dólares em 2030
De acordo com a análise de mercado da GlobalData, as vendas de OVDs no ano passado diminuíram 17% devido ao encerramento das clínicas de oftalmologia durante o 2º trimestre de 2020. Em 2021, a GlobalData antecipa o início de um "período de subida" nos procedimentos e vendas de OVD para compensar os procedimentos que foram adiados em 2020. No entanto, de acordo com o relatório da GlobalData, "Dispositivos Viscoelasticos Oftalmológicos (Dispositivos Oftalmológicos) – Global Market Analysis and Forecast Model (COVID-19 Market Impact)", o aumento não compensará as perdas de receitas até 2022. As vendas de OVDs foram mais afetadas do que outros mercados, uma vez que estes dispositivos dependem principalmente de procedimentos eletivos para gerar rendimento.
Eric Chapman, Analista Sénior de Dispositivos Médicos da GlobalData, comenta que “no primeiro trimestre de 2020, os procedimentos eletivos foram adiados a partir de meados de março (duas em 12 semanas) e este período de duas semanas teve um impacto negativo nas vendas globais de OVDs. No segundo trimestre de 2020, com o número de novos casos Covid-19 a atingir um pico, muitas clínicas foram encerradas e o mercado baixou mais de 50%”.
"Carl Zeiss é o líder de mercado para as vendas da OVD, seguido da Bausch & Lomb, Johnson & Johnson e Alcon. Como tal, estas empresas perderam mais receitas devido ao impacto da pandemia. No entanto, prevê-se que estes players mantenham a sua posição no mercado pós-pandemia, enquanto os fabricantes muito mais pequenos continuarão a lutar e terão dificuldade em ganhar quota de mercado das principais empresas, especialmente nos EUA”, acrescenta.
Os dispositivos viscoelásticos oftálmicos (OVD) são materiais injetados no espaço intraocular durante a remoção das cataratas para reduzir o trauma no olho do paciente.