Menopausa Precoce

No passado dia 10 de janeiro, decorreu mais uma edição de FNAC Talks, desta vez com o tema central “Fertilidade e Menopausa Precoce”. A sessão, promovida pelo Dr. Miguel Raimundo, trouxe a palco uma médica e uma diretora de Marketing, para debater e sensibilizar o público sobre este tema que tanto diz para a saúde e para o bem-estar das mulheres.
O evento contou com a presença da Dr.ª Marta Padilha, Médica Especializada em Medicina Anti-Aging, e da Dr.ª Marta Castro, Diretora de Marketing da Wells. Foram discutidos os desafios desta condição, desde o fim do tabu sobre o mesmo em Portugal, como o seu impacto na sociedade e as soluções disponíveis, desde a reposição hormonal ao apoio emocional.
A Dr.ª Marta Padilha destacou a importância das soluções disponíveis, que permitem melhorar a qualidade de vida das mulheres, realçando o tempo em que uma mulher pode viver na menopausa. “Se a esperança de vida das mulheres é 83 anos e se uma mulher entra na menopausa aos 40, está mais de metade da vida dela em menopausa, e a menopausa tem uma série de alterações que vão diminuir significativamente a qualidade de vida da mulher. O que vamos fazer é criar as condições ótimas para que ela possa viver com qualidade de vida”.
A Diretora de Marketing da Wells abordou a proximidade da marca com as mulheres: “Fomos olhar para aquilo que põe em causa o seu bem-estar e a menopausa, para além de outros temas, é um dos temas que saía como aquele que tinha mais fatores relacionados com o bem-estar da mulher e não era de todo abordado”. Após um longo estudo, dedicaram-se a uma campanha de sensibilização que veio para quebrar todos os tabus em Portugal.
O Dr. Miguel Raimundo sublinhou a importância do trabalho multidisciplinar e do facto de atualmente se falar desta condição tão abertamente: “Há um momento da menopausa antes e agora. As pessoas agora, quase todas as mulheres falam. Não é tabu falar do tema”
Esta sessão pautou-se pela partilha de experiências e pela sensibilização para questões que impactam profundamente a vida de tantas mulheres. Foi reforçada a importância de abordar estes temas de forma aberta, fomentando o acesso a soluções que melhorem a saúde e a qualidade de vida das mulheres.