Médis lança campanha para falar de Menopausa
Após ouvir centenas de mulheres, médicos e profissionais de saúde, ao longo de uma investigação que durou 27 meses, a Médis identificou na menopausa um paradoxo social evidente: enquanto a Sociedade evita o tema, as Mulheres que passam por isso querem partilhar experiências, medos e sintomas, e precisam de orientação profissional.
Como marca de saúde, perante estes resultados, a Médis decidiu agir de forma consequente, nomeadamente reforçando a Linha Médis, operada por enfermeiras especializadas no tema, e, além disso, através de uma campanha publicitária que quer acordar as consciências e provocar o debate, usando a sátira, a caricatura e também algum humor, dando corpo à velha máxima de Gil Vicente de que “a rir se corrigem os costumes”.
A campanha multimeios conta com dois spots com produção da Blanche, e realização de Pedro Varela, os quais serão veiculados em televisão e em digital. Além disso, terá também cinco temas de mupies e de display e um podcast. Trata-se da primeira campanha criativa desenvolvida pela Stream and Tough Guy (SaTG) para a marca Médis, após consulta ao mercado em dezembro de 2023.
"Por acaso, somos uma agência composta exclusivamente por homens, mas isso não nos impediu de tentar compreender um tema tão complexo quanto a Menopausa e de chegar a uma solução que é fruto de uma reflexão estratégica mais profunda do que a habitual e que vai para além da publicidade. Algo que só foi possível graças à plena parceria entre a SaTG e a equipa da Médis que teve vontade de criar algo verdadeiramente consequente para as mulheres que passam por esta fase”, diz João Ribeiro, Co-fundador e Diretor Geral da SaTG.
Maria do Carmo Silveira, Responsável de Orquestração Estratégica e Marca do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal, afirma que “o tabu da menopausa é grande e quantos mais formos a tentar derrubá-lo, mais depressa seremos bem-sucedidos. Por isso, além de uma oferta robusta, apostamos numa ideia disruptiva que, esperamos, vai agitar a discussão social do tema.
Adicionalmente, e como vão perceber, nos dois spots que lançámos e que estão no centro da campanha, serão abordadas questões como a necessidade de falar abertamente dentro do seio familiar sobre o tema, e o efeito da menopausa na vida profissional das mulheres. 20% delas pensam mesmo em desistir, segundo o nosso estudo, o que, em pleno 2024, não tem razão de ser. “
A Médis está a responder diretamente ao que as muitas mulheres ouvidas durante a investigação indicaram precisar: poderem ser ouvidas e orientadas a qualquer hora do dia ou da noite. Para tal, a marca reforçou a sua Linha de Enfermagem 24/7; identificou médicos e profissionais de saúde especialistas (para os quais a Linha encaminha em caso de necessidade), capazes de abordar o tema da forma holística (ginecologia, psicologia, nutrição, exercício físico); criou uma página de website com conteúdos, um abecedário da menopausa e um guia especializado.
Ainda como parte importante da campanha que foi hoje para o ar, e da sua abordagem, foi criado um podcast com oito episódios, lançados progressivamente ao longo das próximas semanas. Neles, mediante consentimento prévio, algumas Clientes autorizaram a marca a partilhar as suas conversas íntimas com a Linha Médis, esperando com isso ajudar outras mulheres e, também, os seus familiares, durante o processo de menopausa.
O podcast “Ouvir Ajuda” vai estar disponível em todas as plataformas de streaming. Os episódios representam e espelham o que, ao longo da investigação, a Médis percebeu serem as maiores dúvidas e desconfortos das mulheres portuguesas sobre o tema. Criá-los teve ainda como objetivo responder diretamente à enorme solidão, abandono e desconhecimento que as mulheres sentem em relação ao processo da menopausa. Perceber que ouvir é, para muitas, o remédio mais adequado foi, de resto, a inspiração que esteve na base do reforço da oferta e na origem de toda a ideia criativa.