Médicos realizam diagnóstico gratuito ao cancro de cabeça e pescoço
No próximo dia 24 de Setembro, o Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço organiza um “Dia Aberto” em Lisboa, no Jardim do Campo Grande, das 11h00 às 14h30. O diagnóstico é gratuito e realizado por médicos especialistas.
Todas as pessoas que apresentem um dos seguintes sintomas, por mais de 3 semanas, podem ser avaliadas por um médico especialista:
Língua dorida ou com úlceras
Rouquidão persistente
Nariz entupido ou com hemorragias nasais
Dificuldade ao engolir
Caroços no pescoço
“Todos os anos surgem entre 2.500 a 3.000 novos casos por ano em Portugal. É uma doença que afecta maioritariamente pessoas a partir dos 40 anos, mas que tem vindo a atingir os mais jovens. O consumo excessivo de tabaco e álcool são os factores de risco preponderantes para o aparecimento desta doença, explica Jorge Rosa Santos, Presidente do Grupo.
“Quanto mais cedo detectarmos a doença, maior a probabilidade de cura”, diz Jorge Rosa Santos.
De 22 a 26 Setembro, “The Make Sense Campaign” é organizada em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Inglaterra, Polónia, Turquia, Dinamarca, Finlândia e Holanda.
A Campanha é da iniciativa do GECCP e tem o apoio da Sociedade Europeia do Cancro de Cabeça e Pescoço; Pulmonale; Associação Portuguesa das Doenças da Tiróide; ASADOCORAL; Merck Serono; Merck Sharp & Dohme; Tenco Cafés; Fundação PT; Maratona Clube de Portugal; Farmácias Holon; Câmara Municipal do Porto; Câmara Municipal de Lisboa, Liberty Seguros, Metro de Lisboa e Osiris Travel.
Sobre o Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP):
O GECCP foi criado em 20 de Julho de 2010, com o objectivo de promover, apoiar, colaborar e/ou realizar iniciativas de carácter formativo e educacional, técnico, científico, investigacional, deontológico e ético no âmbito dos tumores de Cabeça e Pescoço. Um dos objectivos do GECCP passa por promover comportamentos saudáveis e a prevenção de doenças como o Cancro de Cabeça e Pescoço que está, entre outros factores, ligada ao consumo de álcool e tabagismo.
Sobre o Cancro de Cabeça e Pescoço:
Em Portugal, os carcinomas da cabeça e pescoço são a 4ª patologia com maior incidência em Portugal em indivíduos do sexo masculino, isto se agruparmos as diferentes localizações (laringe, faringe, cavidade oral e nasofaringe).
Esta doença mata 3 portugueses por dia. Todos os anos registam-se mais de 2.500 novos casos em Portugal, sendo 85% das vítimas fumadores ou ex-fumadores.
O cancro da cabeça e do pescoço é o sexto cancro mais comum a nível mundial. Só na Europa, estima-se que existam cerca de 143.000 casos de cancro da cabeça e do pescoço, ocorrendo mais de 68.000 mortes em cada ano. Estimativas para 2020 indicam que a incidência do cancro da cabeça e pescoço aumentará 30%, devido ao crescimento e envelhecimento da população mundial.