“Endoscopicamente Falando”

Médicos lançam podcast sobre temas relacionados com a saúde digestiva

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) acaba de lançar o podcast “Endoscopicamente Falando”, que vai reunir uma série de episódios sobre temas das áreas da Gastrenterologia e da Endoscopia Digestiva. Os áudios vão estar disponíveis nas várias plataformas de podcast, como o Spotify. Esta iniciativa surge no âmbito do Mês da Consciencialização para o Cancro Colorretal, que se assinala em março, com o objetivo de esclarecer a população sobre diversos temas, como o cancro colorretal, o cancro no estômago, a doença de refluxo gastroesofágico, entre outros.

De acordo com Susana Lopes, presidente da SPED, “com a criação deste podcast pretendemos abordar, ao longo dos episódios, temas relacionados com a saúde digestiva e as principais doenças gastrenterológicas, tais como o cancro colorretal. Queremos,  de uma forma simples e didática responder a dúvidas e promover a informação através de conteúdos áudio, que podem ser escutados em qualquer lugar e momento do dia”.

E acrescenta: “A SPED pretende contribuir para a literacia em saúde da população. Neste sentido, é de forma clara, e sem estigmas, que a população poderá ouvir os especialistas da área a falar de doenças, sintomas, fatores de risco, tratamentos, mas também de formas de prevenção e estratégias para promover a saúde digestiva.”

O primeiro episódio do podcast “Endoscopicamente falando”, é subordinado ao tema "A importância do rastreio do Cancro Colorretal" e conta com a participação de Catarina Fidalgo, Médica Gastrenterologista do Hospital Beatriz Ângelo, e Sónia Araújo, apresentadora na RTP.

Acompanhe o podcast da SPED no Spotify aqui: https://open.spotify.com/show/6ZauUrdETOMQdkPfpNo78b?si=83fcc9a1fb2544b0

Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED)