Por projeto na área da estimulação cerebral profunda (DBS)

Médico do São João recebe bolsa de investigação da Sociedade Europeia de Neurocirurgia

Manuel Pinto, médico do Serviço de Neurocirurgia da ULS São João, foi distinguido com o 2024 Research Fund da European Association of Neurosurgical Societies (EANS), pelo projeto intitulado “Electrophysiological characterization of the microlesion effect after deep brain stimulation in patients with Parkinson’s disease”.

“O projeto consiste concretamente em estudar as ondas de atividade cerebral de doentes com Parkinson, submetidos a cirurgia de estimulação cerebral profunda (DBS). Para tal, utilizamos uma tecnologia recente de elétrodos implantados em regiões cerebrais profundas que, para além de estimularem o cérebro, têm a capacidade de captar e registar as ondas de atividade cerebral dos pacientes, de forma contínua, de segundo em segundo, desde o dia em que são implantados e durante a sua vida quotidiana.”, explica Manuel Pinto. O projeto resulta de uma colaboração interdisciplinar entre os serviços de Neurocirurgia e Neurologia da ULS São João e o grupo de Neuroengenharia e Neurociência Computacional do i3S.

Segundo Manuel Pinto, “Esta investigação representa uma oportunidade única de identificar as adaptações na atividade cerebral ocorridas nas primeiras semanas após a cirurgia, durante um período de bom controlo da doença. Esta informação poderá futuramente guiar novas estratégias de estimulação que permitam melhorar a eficácia da DBS no controlo da Doença de Parkinson e a qualidade de vida dos doentes.”

Paulo Pereira, diretor do Serviço de Neurocirurgia, reforça: “Este prémio é mais uma prova do reconhecimento internacional da investigação de excelência desenvolvida na ULS São João, refletindo a liderança nas áreas de doenças do movimento e neurocirurgia funcional.”

Trata-se de uma bolsa de investigação atribuída anualmente pela Sociedade Europeia de Neurocirurgia, no valor de 10.000€, destinada a financiar projetos de investigação inovadores. A atribuição desta bolsa acontece desde 2017 e já financiou 58 projetos, sendo a primeira vez que é atribuída a um projeto português.

 
Fonte: 
ULS São João
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ULS São João