Médico David Ângelo lança livro com relatos inéditos sobre investigação em Portugal
Nesta obra de 282 páginas, composta por dezasseis capítulos, o autor começa por falar das suas origens e de um passado presente, deixando também um olhar para o futuro.
“É acima de tudo, uma história de sucesso motivador que poderá entusiasmar e desinstalar os médicos portugueses nesta fase em que se sente algum desalento por parte dos mesmos”, descreve no prefácio Miguel Castelo-Branco Sousa, professor catedrático de medicina da Universidade da Beira Interior (UBI). Como descreve, a leitura do livro convida a conhecer e a apreciar o percurso de vida curioso e empreendedor do autor, reservando um lugar de destaque para as diversas fases de investigação desenvolvidas ao longo de vários anos: “Nesta obra destacaram-se temas relevantes pela sua atualidade e premência, tais como a investigação clínica e o empreendedorismo médico em Portugal” sublinha Miguel Castelo-Branco.
O início desta jornada literária começa com uma viagem até Bruxelas, cidade onde David Ângelo viria a colaborar num projeto de investigação a convite de Maurice Mommaerts, um dos mais conceituados cirurgiões belgas na área maxilofacial e uma referência no mundo da medicina. “Enquanto cruzava o céu, dei por mim a pensar na rapidez com que tudo se estava a desenrolar na minha vida. Na quantidade de informação que eu tinha processado nos últimos anos, no caminho que tinha traçado para mim e nos meus objetivos futuros”, conta nas primeiras páginas.
Após a conclusão deste importante projeto, o autor de “Crónicas de um jovem investigador”, sentia-se, contudo, incompleto “como se algo ainda estivesse por fazer ou acontecer”. Foi assim que, como conta, surgiu a ideia de escrever este livro, algo que o próprio confessa que gostaria de ter lido durante o seu percurso académico e que, ao mesmo tempo, contasse a sua aventura na área da investigação: “A ideia de escrever este livro surge porque durante a minha carreira clínica e científica enfrentei inúmeros desafios pela frente que quis partilhar agora, com o objetivo de dar a conhecer detalhes que fazem parte do mundo da investigação e as diversas aprendizagens que fui ganhando ao longo dos últimos anos. Considerei, por isso, que seria interessante partilhar com pessoas que tivessem objetivos similares ou que encontrem algumas barreiras pelo caminho e, talvez, este meu livro as possa inspirar a conseguirem superar os seus objetivos e a concretizar sonhos.”
Como capítulo mais marcante, o autor destaca “As minhas origens e um passado recente”, uma espécie de regresso à infância e a muitas recordações: “Escrever esta parte do livro permitiu-me reviver momentos únicos, conhecer ainda melhor os meus pais, a minha família, e retomar algumas lembranças que, provavelmente, já estariam mais “esquecidas” ..., por exemplo, ainda hoje, ao ler este capítulo em que a minha mãe fala do meu nascimento, continuo a emocionar-me pela intensidade do momento.”